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A pequena autonomia ainda é o principal problema de quem pensa em comprar uma moto elétrica, mas aos poucos isto está mudando graças ao desenvolvimento de modelos com mais fôlego. E um novo acabou de surgir.

Uma moto elétrica vendida na Europa promete autonomia para rodar 419 km com apenas uma carga na sua bateria. Para comparação, é praticamente a distância entre as cidades de São Paulo e o Rio de Janeiro! Porém, nem tudo são flores… Conheça mais sobre o modelo.

Moto elétrica tem autonomia para ir do Rio a SP

A fabricante chinesa Alrendo é a criadora da TS Bravo, um modelo vendido nos principais países do mercado europeu e que oferece grande autonomia. A moto elétrica pode rodar até 419 km com apenas uma carga, segundo a empresa responsável.

Moto elétrica à venda na europa

Moto elétrica tem autonomia de mais 400 km – número expressivo na categoria – mesmo rodando a 50 km/h…

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No entanto, a TS Bravo só é capaz de atingir essa distância máxima rodando a uma velocidade de 50 km/h na cidade. Se colocada a velocidade constante de 80 km/h, a autonomia cai para 278 km. Apesar disso, ela pode atingir na estrada 120 km/h, mas então seu alcance fica limitado em 160 km.

Ou seja, devagar ela vai longe… Poderia ir de SP ao Rio, mas a 50 km/h! Outro porém da motoca fica por conta da sua grande autonomia também, que é garantida por uma pesada bateria. Digamos que a unidade de força pesa sozinha impressionantes 84 kg. A moto inteira pesa 280… E para recarregá-la leva cerca de 4 horas.

Moto elétrica com visual da ducati diavel

Bateria pesada é o que garante grande alcance do modelo

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A TS Bravo tem seu desempenho garantido com os 15 kWh nominais e pico de 17,4 kWh na bateria. Essa máquina pode atingir os 20 kw (27 cv), mas no mercado europeu a moto pode surgir limitada a apenas 11 kw de força (14,7 cv) e torque máximo de 5.4 kgf.m.

Moto elétrica com boa autonomia

Moto pode vir configurada para mercado habilitado com a categoria A1 na Europa

Tudo isso para que ela se enquadre na categoria A1 de habilitação na Europa. Essa classe abrange modelos de até 125 cc, motos que podem ser utilizadas por condutores a partir dos 16 anos em alguns países de lá.

Apesar de não ser uma moto elétrica incrível como a recém-lançada Triumph TE-1, a TS tem suas qualidades e afinal de contas é um modelo de produção final. Além disso, todo o conjunto vem ‘embalado’ em um pacote com visual inspirado em motos como a Ducati Diavel.

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Diavel parece que foi a fonte de inspiração…

Quanto custa a nova moto elétrica

Na Europa, a motocicleta chega com preço na faixa dos 11.200 euros – cerca de R$ 60 mil em conversão direta. Em breve, a Alrendo promete outro modelo no mercado, a TS Alpha, que é cotada a entregar ainda mais desempenho com um conjunto semelhante ao da Bravo.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]