A Triumph concluiu nas últimas semanas os testes com o protótipo da sua primeira moto elétrica, a TE-1. Agora, totalmente revelada, vamos conferir 5 coisas incríveis sobre essa novidade da marca britânica.
1 – Moto elétrica da Triumph vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos
Uma vez que a Triumph elétrica foi apresentada oficialmente, seus mais recentes resultados foram compartilhados. E a TE-1 surpreendeu o público. O modelo foi capaz de alcançar em testes a velocidade de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos! Ou seja, é tão rápida quanto uma superesportiva de combustão interna.
2 – Moto elétrica que recarrega em 20 minutos
A marca não divulgou detalhes específicos da bateria de sua moto elétrica. No entanto, a unidade utiliza a frenagem da motocicleta também como fonte para a recarrega. Com essa e demais tecnologias, o protótipo foi capaz de rodar 161 quilômetros sem a necessidade de recarregar.
E quando a bateria é acoplada a tomada, pode atingir 80% da carga total em apenas 20 minutos. Com esse resultado o projeto da Triumph elétrica alcançou as metas estabelecidas pela Innovate UK – agência de pesquisa e inovação do governo britânico.
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3 – Desempenho de uma 1.200 cilindradas
Segundo a marca, o desempenho da TE-1 é semelhante ao de um modelo de 1.200 cc, como a Speed Triple. Isso porque a Triumph elétrica ofereceu um pico de potência de mais de 176 cv e um torque máximo de mais de 11 kgf.m.
Contudo, a TE-1 tem um peso total de 220 kg e porte semelhante a uma Street Triple 765 cc. A moto elétrica ainda coleciona itens como sistema de controle de tração, controle de empinadas da roda dianteira. Mas a equipe responsável revela que o desempenho pode ser aprimorado ainda mais…
4 – Desenvolvida por um ‘dream team’ britânico
Falando em equipe, claro, tamanha a inovação e tecnologia da TE-1 não surgiram ao acaso. A Triumph contou com um ‘time dos sonhos’ para trabalhar em sua motocicleta. A Williams Advanced Engineering – nascida da equipe de Fórmula 1 – cuidou do conjunto de baterias, refrigeração e peças de acabamento de carbono.
A Integral Powertrain Limited realizou o desenvolvimento do conjunto motriz, além da refrigeração integrada necessária. Enquanto a Warwick Manufacturing Group (WMG) – grupo da Universidade de Warwick – foi responsável pela fase final de testes em simulação. Um projeto de sucesso que deve ser seguido pela Norton.
5 – Base para moto elétrica em série
A Triumph apresentou a TE-1 como um protótipo. No entanto, tudo isso não deve ficar apenas como uma demonstração de potencial da marca britânica. Segundo Steve Sargent, Diretor de Produto da fabricante, o modelo foi o início para o desenvolvimento de novas motos elétricas.
No entanto, o executivo ressalta que uma futura moto elétrica de produção Triumph deve ter lá seus ajustes, pode não ser tão impressionante quanto a TE-1. O resultado nós saberemos em breve, mas a moto de rua ainda não tem data oficial de lançamento.