Publicidade

Mais uma marca vai ingressar no nicho das motos elétricas. A Norton Motorcycles vai se juntar a nomes como a Ducati, Triumph e Kawasaki, um seleto time que tem ainda tem seus modelos a combustão, mas já aposta alto mesmo é na eletrificação de seus produtos. E uma curiosidade: a Norton é a queridinha do ator Keanu Reeves.

Mais uma marca se rende às motos elétricas

Talvez você conheça a britânica Norton como a marca preferida de Keanu Reeves. Quando a empresa passou por maus bocados financeiros, o ator foi cotado como um possível comprador e salvador da empresa, fundada inicialmente em 1898.

Coisas do passado: Norton Commando 1973 foi a segunda moto adquirida por Reeves, em 1987

Mas a marca acabou sendo adquirida mesmo foi pelos indianos da TVS, em 2020. Desde então, a nova administradora inaugurou uma nova sede para a fabricante em Solihull, no Reino Unido.  E agora anunciou a adesão da Norton a uma iniciativa do governo britânico, com o propósito de redução de emissões.

Publicidade

O projeto visa entregar uma nova moto elétrica, a primeira da Norton. Para isso, a empresa terá seis parceiros britânicos para ajudar a construir e desenvolver os componentes específicos. Entre eles estão a Delta Cosworth, HiSpeed ​​Limited, Formaplex Technologies, M&I Materials, INDRA e a WMG – Universidade de Warwick.

Parece que já vimos um projeto nestes moldes antes, não é? Sim, a iniciativa será em modelo bem semelhante ao empregado pela Triumph, na construção da TE-1. No entanto, enquanto a primeira moto elétrica da fábrica de Hinckley já está pronta, a moto da Norton ainda nem foi para a prancheta de desenho…

triumph tem a primeira de suas motos elétricas

Elétrica da Triumph TE-1 já completou sua última fase de testes

Mas segundo a Norton, será um modelo seguindo o DNA da empresa. Terá desempenho esportivo, conforto e boa autonomia – esta última, coisa que todo fabricante quer em sua elétrica. Robert Hentschel, CEO da Norton Motorcycles, diz que o projeto marca o início de uma nova fase.

Publicidade

Veja também:

motos elétricas de corrida

Não era para ser agora, mas foi! V21L é a primeira elétrica da Ducati

Motos elétricas se multiplicam 

No Reino Unido, a Norton vai seguir o caminho da Triumph para a construção de sua moto elétrica. Uma iniciativa que recebe aporte e apoio do governo, com a justificativa de reduzir a poluição, reduzindo-se as emissões.

Enquanto isso, a Ducati já está prestes a apresentar sua primeira moto elétrica. Um modelo de competição destinado ao campeonato elétrico da MotoGP – a MotoE. Ironicamente, tudo isso depois do CEO, Claudio Domenicali, afirmar em 2019 que o futuro elétrico não era de interesse da marca italiana a curto prazo.

Publicidade

Do outro lado do mundo, o presidente da Kawasaki, Hiroshi Ito, já disse ano passado que até ao final de 2022 três modelos de motocicletas – com motorização elétrica ou híbrida – seriam lançadas. Mas até agora, tudo o que surgiu foi a ‘curiosa’ Elektrode

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]