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Testamos a nova geração da Apache RTR 200, uma street com potencial para agradar muitos consumidores que buscam uma moto prazerosa, econômica e acessível. E bonita, também. Rodamos com essa Dafra na cidade e estrada para colocar à prova suas características, onde provou ser digna do acirrado segmento das novas street médias.

Dafra Apache RTR 200

A Dafra Apache RTR 200 ganhou novidades recentemente. Não tem mais a pequena bolha na frente do painel e recebeu iluminação em LED. Mas no geral o modelo conserva seu bom acabamento e visual que remete a modelos de maior cilindrada, que tem feito sua fama por aqui.

Conjunto de semi-guidões proporciona uma posição mais inclinada à frente, um apelo mais esportivo

O painel também mudou! O display LCD é completo e totalmente digital, possui hodômetro total e dois parciais, indicador de marchas, relógio, marcador de combustível, melhor volta ou volta mais rápida, além de deixar registrado o top speed atingido.

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painel apache rtr 200

Painel é totalmente digital. Completo, também tem bom nível de leitura

Na tela há um shift-light – que antes acendia a 7.000 rpm, agora acende a 8.000 rpm, indicando o momento de trocar a marcha. Poderia ser a partir dos 9 mil rpm, mas… Aos 10 mil ela começa a cortar o giro, em quinta marcha a luz não acende, então não faria sentido mesmo.

Há LED na traseira e na frente, com direito a luzes de posição (DLR). Além de bonito, farol ilumina bem

Falando nisso, a Apache tem embreagem assistida e deslizante. Além de deixar o acionamento mais leve facilitando ao subir marcha, evita o travamento da roda traseira nas reduções. Seu manete é bem leve de acionar.

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Na dianteira a moto tem suspensão Showa regulável, exclusividade no segmento, com 5 ajustes na pré-carga da mola. Na traseira o monoamortecedor é regulável em 7 níveis. Vale dizer que as suspensões são bem calibradas, junto das possibilidade de regulagem. O banco é bem estofado e em dois níveis, também se mostrou confortável, agregando para experiência.

teste apache rtr 200

Suspensões um pouco mais firmes e motor ‘girador’ combinam com a proposta levemente esportiva da Apache. É muito divertida na estrada, mesmo um pouco rígida na cidade

Consumo Apache 200

No nosso teste com a Dafra Apache RTR 200, atingimos a velocidade máxima de 133 km/h no hodômetro e 123,98 km/h segundo o GPS. O modelo fez de 0 à 100 km/h – no GPS – em 20.902 segundos.

A moto testada apresentava apenas 1.524 km rodados e em nosso teste percorremos o total de 489 km. Durante os trabalhos fizemos médias de consumo na casa dos 27 km por litro na estrada e na cidade. No entanto, em uma tocada mais econômica com o acelerador, foi possível registrar até 31 km/L.

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consumo apache rtr 200

Velocidade final acima dos 130 km/h e consumo na casa dos 30 km por litro. A Apache RTR 200 tem bons números

Veja também:

Desempenho da Apache RTR 200

A Dafra Apache RTR 200 segue movida pelo motor monocilíndrico, 4 tempos, OHC, com refrigeração a ar e injeção eletrônica de 197,75 cm³. Um propulsor que entrega potência máxima 21,02 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,78 kgf.m a 7.000 rpm – com câmbio de 5 marchas. Para comparação, a Fazer 250 tem 21 cv e 2,1 kgf.m de torque.

Os freios a disco estão nas duas rodas de aro 17. No entanto, o ABS ficou de fora e temos apenas o sistema CBS. Vale dizer que é algo a se acostumar, pois o conjunto é acionado pelo freio traseiro e atua em junto com o dianteiro, deixando seu manete solto.

Fabricada pela TVS e montada em Manaus, a Apache tem suspensão dianteira Showa ajustável, embreagem assistida e deslizante, painel completo, motor de 20 cv e luzes em LED. Tudo isso por aproximadamente R$ 17 mil

Na cidade: em área urbana ela não deixa a desejar, com um motor bem esperto, sobe de giro e velocidade rápido. Além disso, passa bem em espaços estreitos, mas sofre um pouco na buraqueira.

Na estrada: se comportou de modo razoável, mantendo uma velocidade de 100 km/h motor sempre cheio. Em aclives a motocicleta perde velocidade e rotação, sendo necessário reduzir a marcha algumas vezes. Em ultrapassagens é preciso um pouco de paciência.

 

Vale a pena comprar a Apache 200?

O segmento das street médias, de 200 a 300cc, está recebendo ótimas opções. Bajaj Dominar 200 e Honda CB 300F Twister são apenas alguns exemplos de motos que prometem bons equipamentos e economia. E a Apache RTR 200, também.

A Dafra tem atributos para brigar entre iguais no nicho, conforme já mostramos neste comparativo. Por apenas R$ 16.990 (fipe: R$ 17.318) ela oferece embreagem assistida e deslizante, iluminação em LED, painel digital completo e a ótima suspensão dianteira Showa. E é uma moto honesta.

Apache RTR 200

Apache 200 é bem equipada e bem resolvida. Também é barata. Nas lojas, custa R$ 2 mil a menos que modelos muito mais simples como a CG Titan

Seu desempenho é compatível com a proposta urbana e levemente esportiva. É ágil na cidade e gostosa na estrada, com motor que enche rápido e suspensões mais firmes. É verdade que poderia ter ABS, consumo um pouco menor e mais torque para não exigir reduções antes de ultrapassar, mas vale lembrar que é uma acessível 200cc.

Hoje, modelos muito mais simples, como a CG 160 Titan, já têm preço de mercado na casa dos R$ 19.400 (fipe), então talvez dar uma chance à essa indiana montada em Manaus seja uma boa ideia.

 

Atualização: novidades na Apache 2023

A Dafra apresentou a nova Apache RTR 2023 ABS há pouco, no início de fevereiro. É uma nova versão, que dividirá espaço nas lojas com a atual CBS (apresentada no teste). E tem novidades interessantes.

Nova versão, Apache RTR 200 ABS terá sistema de navegação curva a curva espelhando o smartphone

O modelo tem ABS na dianteira, três modos de pilotagem (Sport, Urban e Rain) e conectividade com smartphone. O sistema informa onde a moto foi estacionada pela útima vez, compila dados de consumo e exibe alertas de notificações e manutenções. Além disso, espelha a navegação do celular, exibindo no painel de LCD quais ações devem ser tomadas curva a curva.

A novidade tem preço sugerido de R$ 18.490 e está disponível em duas cores, preto e azul. Estava prevista para chegar nos próximos meses, mas já é encontrada em algumas lojas. A versão CBS segue nas concessionárias, com o já conhecido valor de R$ 16.990.

Patriarca
Enfermeiro socorrista por profissão, mecânico por esporte e motociclista por paixão, Patriarca é moderador do Fórum e também pauteiro (não confundir com "paupiteiro") da redação do Motonline.