Publicidade

Muitos brasileiros têm antipatia pela seleção Argentina. Coisa de país vizinho, de irmãos, algo saudável – ao menos na maioria das vezes. Mas quando falamos na Moto da Copa dos hermanos nosso sentimento muda. É inveja.

Isso porque um modelo que poderia representar os argentinos num Mundial já deixou muitas saudades no Brasil, sendo até hoje lembrada por fãs todas as vezes que o termo ‘lançamento da Honda’ surge na mídia. Sucesso no Brasil e na Argentina, a Moto da Copa dos vizinhos é a XR 250 Tornado.

Honda XR 250 Tornado - moto da copa

Grande sucesso na Argentina, a Tornado segue à venda no país praticamente como era a versão brasileira. Bateu uma saudade?

Moto da Copa – sucesso brasileiro na Argentina 

Vendida no Brasil de 2001 a 2008, a Tornado fez um sucesso estrondoso por aqui, país onde foi concebida. O desempenho no seu mercado doméstico foi tão positivo que a Honda decidiu exportar o modelo para países vizinhos. O resultado? Mais fãs da corajosa trail.

Publicidade

 

Assim, a ‘nossa’ Tornado segue à venda na Argentina, onde ela pode permanecer nas lojas graças às leis de emissões menos rígidas que as nossas. Desta forma, a moto vendida por lá é praticamente idêntica a que foi oferecida por aqui, com direito a alimentação por carburador e tudo.

Ironicamente, no Brasil a moto saiu de linha por conta de não atender às regras do programa antipoluição do governo. Para quem não lembra, tanto a Tornado quanto a NX4 Falcon não atenderam ao PROMOT 3, que entrou em vigor no início de 2009.

moto da copa - detalhes da twister

Modelo segue vivo até com o carburador na Argentina!

Publicidade

Desta forma, naquele ano a nova XRE 300 foi lançada como substituta, para ambos os modelos. Foi o fim da Tornado que nasceu no Brasil em 2001 e fez história com sua versatilidade encarando até os desafiantes terrenos do off-road.

Bem, na Argentina a moto segue viva e praticamente com o mesmo visual que tinha quando deixou de ser produzida aqui no nosso país. Por lá, a Tornado também fez seu sucesso e já que não foi preciso retirá-la de linha, por que mudar?

moto da copa - painel da tornado 2022

Na Argentina a Tornado ganhou apenas pequenos upgrades, como no painel blackout

Na terras dos ‘hermanos’ a motocicleta segue também com nosso conhecido motor monocilíndrico DOHC, de 249cm³. Também se mantém entregando os 23,3 cv a 7500 rpm e 2.42 kgf.m de torque a 6000 rpm. Além disso, o jogo de suspensões de longo curso segue com a dianteira de 245 mm e 242 mm na traseira.

Publicidade

Veja também:

Honda Tornado na Argentina

O sucesso brasileiro Tornado parece seguir firme e forte na lista de modelos da Honda na Argentina. Tanto que o modelo segue nas lojas mesmo após a chega da ‘substituta’ XRE 300. Desse modo, na Argentina uma Tornado 0km custa 1.389.700 pesos. Já a XRE é cerca de 30% mais cara, saindo por 1.839.000 pesos.

moto da copa argentina xre 300

A Argentina também vende a XRE 300, mas ainda de primeira geração. Tanto ela quanto a Tornado são produzidas em Manaus, no Brasil

 

Por fim, agora a pergunta: e se o modelo recebesse o motor da Twister 250cc – com os dias contados no Brasil – em função da nova CB 300? Seria uma boa opção para um retorno ao nosso país?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]