Publicidade

A Copa do Mundo de Futebol está chegando! É o momento de ver os craques de diversos países no campo. Desta forma, nada melhor que conhecer também o destaque de cada representante campeão com a sua ‘Moto da Copa’. Ou seja, a motocicleta destaque de cada país. Claro, vamos começar pela seleção pentacampeã, a brasileira!

Moto da Copa! Honda CG

A moto destaque do Brasil não poderia ser outra: Honda CG. Isso porque o modelo é nada menos que o veículo mais vendido da história do Brasil. Sim, uma motocicleta vendeu no país até mais que os populares de quatro rodas Fusca, Gol e Uno.

honda cg é a moto da copa brasileira

Moto da Copa! Campeã de vendas e ligada ao futebol (com direito a ter Pelé como garoto propaganda), a Honda CG é a representante brasileira

Neste ano, o modelo da Honda estabeleceu a marca de 14 milhões de unidades produzidas! E tudo isso começou com o lançamento da CG, em 1976. Foi o primeiro modelo da marca a ser produzido no país. Na época, nada menos que o fundador e presidente da marca japonesa, Soichiro Honda, convidou Pelé para o desafio de ser a cara da fabricante no Brasil.

Publicidade

Desta forma, o rei do futebol fez parte da divulgação da primeira CG. No entanto, mais do que a presença de Pelé ajudou a Honda a criar uma ‘Nação CGzeira’. Em suma, uma série de fatores pode explicar o sucesso da motocicleta.

pele e soichiro honda - moto da copa

Pelé chegou a entregar camisa da seleção autografada para Soichiro Honda, que era um admirador declarado do jogador brasileiro

Um dos destaques é a versatilidade da moto. Desde sua primeira versão, ele foi utilizada para transporte diário, meio de trabalho e até mesmo lazer. Com isso, não é difícil ver uma CG circulando nas pequenas cidades ou mesmo nas metrópoles. Além disso, é bem provável que você seja ou conheça um proprietário de diferentes gerações da moto.

Veja também:

Publicidade

Se no futebol só o Brasil é penta, nas motos ninguém têm os números da CG. Líder de vendas ininterruptamente desde seu lançamento, já vendeu mais de 14 milhões de motos

Sucesso ao longo do tempo

Falando em gerações, a Honda CG teve várias e constantemente foi evoluindo em aspectos como tecnologia e motorização. Por exemplo, a primeira CG, ainda com motor de 125cc, foi protagonista ao ser produzida na recém-inaugurada fábrica da Honda em Manaus, (AM).

cg é a representante brasileira na moto da copa

Grande sucesso nacional, a CG já teve várias gerações, versões e opções. Aqui uma Titan 125 do fim dos anos 1990 adaptada com componentes de modelos mais jovens

Em 1981, a CG ganhou uma versão alimentada à álcool, a primeira do tipo no mundo! Avançando no tempo, a moto foi pioneira novamente na década de 2000, com o lançamento da CG 150 Titan Mix. Em resumo, a primeira motocicleta bicombustível no mundo produzida em série!

Publicidade

Enfim, pioneira e versátil, a moto caiu no gosto do brasileiro e não poderia ser outra a escolhida para essa Copa do Mundo sobre duas rodas!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]