Publicidade

A Yamaha comemora em 2023 os 40 anos da Tenere . Uma história que começou com o modelo XT 600Z de 1983 e criou uma verdadeira legião de sucessos no universo off road. Agora, para marcar as quatro décadas dessa lenda aventureira, a marca realiza uma série de eventos na Europa.

Yamaha Tenere 40 anos! 

Quarenta anos após lançada, a linha Ténéré segue forte no mercado de motos. E para comemorar esta ocasião importante, a Yamaha da Europa está realizando uma turnê completa do 40º aniversário para a sua maior aventureira.

yamaha tenere 600

No mercado, a história começou com a XT 600Z de 1983. Hoje, uma lenda

Locais em todo o velho continente, durante a temporada de verão, vão receber eventos com modelos históricos de produção da Ténéré. Além, é claro, das verdadeiras motos clássicas de corrida do Dakar. Uma oportunidade e tanto para fãs, espectadores casuais e demais apreciadores de motos.

Publicidade

No exterior, a linha Ténéré continua relevante em 2023 e claro que a Yamaha também terá novas motos disponíveis para o mercado por lá. Enfim, os participantes dos eventos de 40 anos poderão ver de perto as primeiras aparições públicas da nova Ténéré 700 World Rally – criada em homenagem ao 40º aniversário da linha.

yamaha tenere World Rally e antiga YZE 850T

Nova edição World Rally tem cores inspiradas na multi vencedora do Dakar, YZE 850T, com Stéphane Peterhansel

 

Datas, locais e eventos

De 22 a 25 de junho de 2023, o “Yamaha Ténéré 40th Anniversary Tour” fez sua parada inaugural no Adventure Bike Rider Festival, no Reino Unido. Nada menos que o maior encontro anual de Adventure da região.

Publicidade

De lá, a caravana passou na Espanha, no Ténéré Spirit Aguilar de Campoo, no fim de semana de 31 de junho a 1º de julho. Além disso, os eventos futuros incluem ainda o “MaxlRide Motofestival” da Alemanha, de 25 a 27 de agosto, e o “Alpes Aventure Motofestival”, da França, de 8 a 10 de setembro.

Veja também:

Yamaha Tenere faz falta no Brasil

O primeiro modelo da Yamaha Tenere chegou no Brasil na década de 1980. Já a última moto da família aventureira se despediu do país em 2018. Desde então, parece que o mercado nacional é o único das redondezas da América do Sul que ficou sem os modelos Ténéré.

Publicidade
yamaha tenere 660

Em todo o mundo, a Tenere 660 foi aposentada para dar espaço à Tenere 700… que jamais veio ao Brasil. Assim, a XT 660 Tenere segue sem sucessora no nosso mercado

A T7 está disponível no Chile, Venezuela, Paraguai e Colômbia. Enquanto isso, a Super Ténéré 1200 segue no catálogo de países como o Uruguai. Entretanto, vale lembrar que a nova aventureira 700cc despertou paixões nos brasileiros desde 2017, quando surgiu ainda como um conceito. Enfim, desde então são 6 anos de espera do público por aqui…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]