Publicidade

Para muitas marcas de motos, 2024 já começou. Inclusive, para a Shineray. A chinesa informou oficialmente que trará a SWM Motorcycles ao Brasil no próximo calendário, com primeiras motocicletas chegando às lojas em meados de 2025. Conheça a marca e saiba o que esperar de seus produtos.

 

Shineray trará nova marca de motos ao Brasil

A SWM é uma fabricante italiana com sede em Milão que surgiu nos anos 1970. Inicialmente, apostava no nicho das motos de off-road, especialmente enduro e trial. Desde meados de 2015 pertence à Shineray Group e atualmente mantém uma fábrica no norte da Itália e outra na China. Inclusive, muitos produtos da chinesa são vendidos na Europa sob a marca SWM, como sua nova moto custom de 1200 cc.

shineray e swm

Segundo a Shineray, SWM deve chegar ao Brasil em 2024 e vender suas motos em 2025. O primeiro modelo da lista é a Gran Milano, de 500 cc

Publicidade

Hoje, o lineup da SWM é variado. Tradicionalmente ligada ao fora de estrada, a marca segue oferecendo modelos de enduro e até supermoto. Além disso, possui uma veia vintage, que ganha forma com suas scrambler. Como herança da ligação com a Shineray, oferece nakeds de visual moderno e até motos elétricas. Ainda, comercializa a já citada custom Stormbreaker e produtos peculiares, como a 520 Cream, uma moto retrô com side car.

moto custom shineray

SWM nasceu nos anos 1970 e desde 2015 pertence ao Shineray Group. Inclusive, vende motos da marca chinesa sob sua bandeira na Europa – como a custom 1200 Stormbroker

Veja também:

 

Publicidade

SWM e Brasil

A SWM já tem uma história com o nosso mercado. A marca foi confirmada para vir ao país em 2017 e até levou jornalistas do Brasil para conhecer sua fábrica em Varese, a 60 km de Milão. Inclusive, nós estávamos lá.

SWM veio ao Brasil em meados de 2017. Participou de eventos e até montou showrooms, mas suas motos nunca foram vistas no Brasil. Ou você já presenciou uma emplacada por aí?

Na ocasião, a operação seria chefiada pela empresa SU Trade, mas os planos mudaram. Alguns meses depois, a importadora Muteki foi anunciada como head do projeto e confirmou a vinda de ao menos três modelos, de estilo enduro e clássico. Apesar de suas motos não serem vistas nas ruas, em meados de 2020 a empresa seguia ativa no país e até marcava presença em eventos.

SWM_motos_8-620x414

Motonline conheceu a fábrica da SWM em Varese, na Itália, a convite da própria SWM. Inicialmente, marca seria representada por uma terceira. Agora, a operação será chefiada pela dona da companhia, a Shineray

Publicidade

 

Shineray e SWM

Agora, a marca terá representação oficial de sua proprietária, a Shineray. Segundo a chinesa, neste momento estão sendo feitos os primeiros processos de homologação dos modelos que serão vendidos por aqui. A primeira moto da lista é a Gran Milano, uma espécie de naked neoclássica.

nova moto 500 cc da shineray

Nos próximos meses, modelos como a Gran Milano passarão por fases de homologação. Previsão é iniciar as vendas em 2025

Porém, as motos chegam às lojas apenas em 2025. Isso porque “o ano de 2024 será de testes e de processos de homologação dos primeiros modelos, pois muitas das motos que hoje temos na Europa serão customizadas para atender ao perfil do público brasileiro”, segundo a Shineray.

SuperDual já estava nos planos iniciais da SWM de vir ao Brasil, em meados de 2017

As SWM devem ser montadas no Brasil, na planta da empresa em Suape, Pernambuco. Já as vendas devem acontecer nas lojas próprias da Shineray e também em concessionárias exclusivas da SWM. No radar da marca, também estão modelos como SuperDual, Six e Stormbreaker.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza