Publicidade

A novíssima R 1300 GS já está sendo produzida no Brasil e chegará às lojas em breve. E ela não virá sozinha. A BMW F 900 GS também tem data para chegar ao Brasil. Confira os detalhes sobre o lançamento da nova rival da Trumph Tiger 900.

BMW F 900 GS pronta para vir ao Brasil

As novas big trail BMW foram apresentadas na Europa no final do ano passado. Totalmente renovada para 2024, a gama tem a chegada das novas F 900 GS e F 900 GS Adventure, enquanto o nome F 800 GS retorna ao catálogo, mas com conjunto inédito e ocupando a posição de modelo de entrada.

F900 GS, F900 Adv e F800 GS: nova família de big trail BMW

F900 GS, F900 Adv e F800 GS: nova família de big trail BMW foi apresenta no final do ano passado

Segundo a marca, a nova GS 900 desembarca no Brasil em julho. Entretanto, ainda não se sabe se a versão de entrada F 800 GS – substituta das F 750 GS e F 850 GS – também será oferecida no mercado nacional. Também não foi revelado se a 900 virá acompanhada da versão Adventure.

Publicidade

Tanto a F 900 GS quanto a nova F 800 são movidas pelo mesmo motor gêmeo paralelo com refrigeração líquida. Essa usina rende potência de 105 cv a 8.500 rpm e 9.3 kgf.m a 6.750 rpm na 900cc. Enquanto a 800 cc obtém 87 cv a 6.750 rpm com um torque máximo de 9.1 kgf.m a 6.750 rpm.

 F 900GS

Como destaque, a nova F 900GS chega com painel TFT de 6,5 polegadas, dois modos de pilotagem (Rain e Road), controle de tração e escape Akrapovič, mas quickshifter bidirecional é opcional na Europa

Como referido, a F 800 GS foi pensada como a moto porta de entrada da gama GS, alguns passos acima da pequena G 310 GS. Então, esta novidade pode vir a completar a linha junto das confirmadas F 900 GS e R 1300 GS no Brasil.

 

Publicidade

 

Veja também:

Melhor que Tiger? 

A nova BMW F 900 GS mira de fato na sua principal concorrente, a Triumph Tiger 900. Nesse sentido, a nova moto alemã teve como objetivo deixar um pouco de lado o modo turismo para adentrar mais no universo off-road.

900 GS

Nova 900GS vai rivalizar diretamente com a Tiger 900 que já está presente no Brasil

Publicidade

A nova GS 900 ficou visualmente mais alta e esguia e com o subchassi traseiro menor. A rabeta reduziu o tamanho, com uma pequena lâmpada e pisca de LED. Além disso, a moto pesa agora 14 kg a menos que o modelo que substitui, a 850 GS, com 219 kg em ordem de marcha.

Contudo, a vocação aventureira é evidenciada pela suspensão dianteira, totalmente ajustável, com garfo invertido e 230 mm de curso. Na traseira, amortecedor único com 215 mm de curso. Por fim, as rodas são raiadas, de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira.

 

Preço da nova BMW GS 900 no Brasil

A produção começa em julho, mas ainda não sabemos a data exata de lançamento e nem quanto a GS 900 irá custar no Brasil. Nos Estados Unidos, ela é cerca de 10% mais cara que sua antecessora, a F 850 GS, precificadas em 12.595 e 13.495 dólares. No Brasil, a 850 tem preços variando de R$ 74.500 a R$ 84.500.

Em países onde os dois modelos dividem espaço nas lojas, a nova 900 custa pouco mais que a F 850 GS. Nos EUA, esta diferença gira em torno de 10%

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]