Publicidade

A novรญssima R 1300 GS jรก estรก sendo produzida no Brasil e chegarรก ร s lojas em breve. E ela nรฃo virรก sozinha. A BMW F 900 GS tambรฉm tem data para chegar ao Brasil. Confira os detalhes sobre o lanรงamento da nova rival da Trumph Tiger 900.

BMW F 900 GS pronta para vir ao Brasil

As novas big trail BMW foram apresentadas na Europa no final do ano passado. Totalmente renovada para 2024, a gama tem a chegada das novas F 900 GS e F 900 GS Adventure, enquanto o nome F 800 GS retorna ao catรกlogo, mas com conjunto inรฉdito e ocupando a posiรงรฃo de modelo de entrada.

F900 GS, F900 Adv e F800 GS: nova famรญlia de big trail BMW

F900 GS, F900 Adv e F800 GS: nova famรญlia de big trail BMW foi apresenta no final do ano passado

Segundo a marca, a nova GS 900 desembarca no Brasil em julho. Entretanto, ainda nรฃo se sabe se a versรฃo de entrada F 800 GS – substituta das F 750 GS e F 850 GS – tambรฉm serรก oferecida no mercado nacional. Tambรฉm nรฃo foi revelado se a 900 virรก acompanhada da versรฃo Adventure.

Publicidade

Tanto a F 900 GS quanto a nova F 800 sรฃo movidas pelo mesmo motor gรชmeo paralelo com refrigeraรงรฃo lรญquida. Essa usina rende potรชncia de 105 cv a 8.500 rpm e 9.3 kgf.m a 6.750 rpm na 900cc. Enquanto a 800 cc obtรฉm 87 cv a 6.750 rpm com um torque mรกximo de 9.1 kgf.m a 6.750 rpm.

 F 900GS

Como destaque, a nova F 900GS chega com painel TFT de 6,5 polegadas, dois modos de pilotagem (Rain e Road), controle de traรงรฃo e escape Akrapoviฤ, mas quickshifter bidirecional รฉ opcional na Europa

Como referido, a F 800 GS foi pensada como a moto porta de entrada da gama GS, alguns passos acima da pequena G 310 GS. Entรฃo, esta novidade pode vir a completar a linha junto das confirmadas F 900 GS e R 1300 GS no Brasil.

 

Publicidade

 

Veja tambรฉm:

Melhor que Tiger?ย 

A nova BMW F 900 GS mira de fato na sua principal concorrente, a Triumph Tiger 900. Nesse sentido, a nova moto alemรฃ teve como objetivo deixar um pouco de lado o modo turismo para adentrar mais no universo off-road.

900 GS

Nova 900GS vai rivalizar diretamente com a Tiger 900 que jรก estรก presente no Brasil

Publicidade

A nova GS 900 ficou visualmente mais alta e esguia e com o subchassi traseiro menor. A rabeta reduziu o tamanho, com uma pequena lรขmpada e pisca de LED. Alรฉm disso, a moto pesa agora 14 kg a menos que o modelo que substitui, a 850 GS, com 219 kg em ordem de marcha.

Contudo, a vocaรงรฃo aventureira รฉ evidenciada pela suspensรฃo dianteira, totalmente ajustรกvel, com garfo invertido e 230 mm de curso. Na traseira, amortecedor รบnico com 215 mm de curso. Por fim, as rodas sรฃo raiadas, de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira.

 

Preรงo da nova BMW GS 900 no Brasil

A produรงรฃo comeรงa em julho, mas ainda nรฃo sabemos a data exata de lanรงamento e nem quanto a GS 900 irรก custar no Brasil. Nos Estados Unidos, ela รฉ cerca de 10% mais cara que sua antecessora, a F 850 GS, precificadas em 12.595 e 13.495 dรณlares. No Brasil, a 850 tem preรงos variando de R$ 74.500 a R$ 84.500.

Em paรญses onde os dois modelos dividem espaรงo nas lojas, a nova 900 custa pouco mais que a F 850 GS. Nos EUA, esta diferenรงa gira em torno de 10%

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]