Publicidade

O Campeonato Mundial de Motociclismo, famoso pela sua categoria principal MotoGP, pode em breve ganhar um novo dono. Isso porque o controle dos direitos sobre a competição podem estar à negócio. O rumor ganhou força nas últimas semanas e já teve até pronunciamentos oficiais. A principal favorita à compra é a atual proprietária da Fórmula 1.

MotoGP está ‘pronta’ para venda

Segundo a imprensa especializada, na Europa, o cargo de gestão e promoção da MotoGP pode ganhar um novo dono. Isso porque, a Dorna Sports, responsável pela competição, estaria interessada em uma venda milionária.

Atualmente, a MotoGP é gerida pela Dorna, que é de propriedade dos seus trabalhadores (20%), com a maioria pertencente ao CEO Carmelo Ezpeleta. Além disso, 39% é da empresa Bridgepoint e outros 38% são de um fundo público canadense.

MotoGP da Catalunha 2022

MotoGP se tornou uma categoria atraente para empresas do ramo do entretenimento como Liberty Media, Netflix, Amazon e Disney

Publicidade

Ainda de acordo com os rumores, somente a Bridgepoint estaria pedindo mais de 4 bilhões de euros (R$ 21,5 bilhões em conversão direta) para que um possível negócio “vá para a frente”.

Apesar de nada oficial, Ezpeleta confirmou em entrevista os rumores da venda. E, segundo ele, a Dorna está pronta! A empresa esteve com os seus investidores originais de 1998 a 2006. Depois veio a Bridgepoint em uma união que já soma mais de 17 anos.

Netflix, Amazon, Disney e até dona da F1 interessadas

A principal interessada em comprar a MotoGP é bastante conhecida do mundo esportivo. A Liberty Media adquiriu os direitos da F1 há algum tempo e desde então comanda o campeonato. Na ocasião, estima-se que tenha investido 8,5 bilhões de dólares (R$ 27 bilhões em conversão atual) na negociação.

Assim, o valor da MotoGP parece se encaixar no orçamento da empresa norte-americana. Mas ela não está sozinha. Conglomerados focados em entretenimento, como Amazon, Netflix e Disney, também são citados como interessados no ‘show’ da motovelocidade.

Publicidade

 

MotoGP da Espanha

“Tudo pode acontecer, mas ainda não aconteceu nada”, disse Ezpeleta sobre a venda da direção da MotoGP

Veja também:

Mudanças na categoria

Com a Dorna Sports, a MotoGP foi levada para novos patamares de nível esportivo e financeiro – chegando ao posto atraente para investidores. E caso uma compra se confirme, certamente a categoria sofrerá mudanças efetivas na forma como é gerida.

Publicidade

A Liberty não mede esforços para transformar a F1 num show, o que por um lado amplia o alcance do evento, mas por outro tira o foco do esporte

A Liberty Media, por exemplo, tem tentado tornar a Fórmula 1 numa competição em formato de “espetáculo”, para ampliar o número de fãs e cifras aos acionistas. Entretanto, isso não agrada a todos. Até os pilotos costumam fazer queixas às corridas transformadas em ‘shows’. Um exemplo vem do atual tricampeão Max Verstappen, que já disse se sentir um ‘um palhaço’.

E MotoGP tende a seguir um caminho parecido, segundo alguns dos grandes nomes do Mundial. Para Massimo Rivola, CEO da equipe Aprilia Racing, a visão para um futuro da categoria aponta para que o campeonato se transforme mais num “show” como a F1.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]