Com o lançamento da Super Meteor, a Royal Enfield aumentou sua família de modelos 650 cc à venda no Brasil. Mas qual o melhor deles? E o mais acessível? Conheça as motos, seus diferenciais e preços.
Royal Enfield 650 no Brasil
A família Royal Enfield 650 nasceu com dois modelos, Interceptor e Continental GT. Elas chegaram por aqui em 2019, compartilhando o mesmo motor, mas apostando em propostas destindas. Agora, a irmã cruiser acabou de chegar.
A Interceptor 650 é uma autêntica clássica, com posição de pilotagem de peito aberto e muitos cromados. Sua inspiração principal é a Interceptor 750 de 1962, de motor igualmente bicilíndrico.
Igualmente clássica e apresentada na mesma ocasião, a Continental GT é uma café racer. Sua identidade é reforçada pela posição de pilotagem exclusiva, com direito a banco monoposto e guidão baixo.
Já a Super Meteor 650 é uma custom, pensada para viagens. Segundo a Royal Enfield, o modelo foi ‘esculpido para a estrada’. Além disso, tem um conjunto mais refinado que as irmãs, com suspensão dianteira Showa invertida, rodas de liga leve, tomada USB e nível de acabamento superior. Tanto aqui quanto no exterior, é o modelo topo de linha da Royal.
Falando em exterior, lá fora a família é ainda maior. Afinal, em 2023 a fabricante indiana apresentou a Shotgun 650, uma clássica de atitude que pende à filosofia bobber. Ainda não há data de previsão do seu lançamento por aqui.
Quanto custam as Royal Enfield 650
Desde o início de abril, quando virou seu ano fiscal, a Royal Enfield vive uma ‘nova fase’ no Brasil. Entre as novidades do período está a inclusão de despesas com frete no valor oficial de seus produtos. Assim, o preço sugerido pela fabricante deve ser o mesmo encontrado nas concessionárias. Veja quanto custam suas motos 650:
– Interceptor: de R$ 30.900 a R$ 31.900
– Continental GT: R$ 32.900
– Super Meteor: R$ 33.990 a R$ 34.990 (lote inicial, com 650 unidades, destinado a pré-venda)
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Propostas diferentes, mesmo motor
Cada moto 650 da Royal Enfield tem uma proposta de uso própria, mas isso não as impede de compartilhar vários itens entre si. O mais importante deles é o motor de 2 cilindros em linha e 648 cm³. E não é um motor qualquer.
Ele foi criado especialmente para atender a demanda que a marca tinha de novas motos de média cilindrada, mais potentes e suaves, voltadas para estrada ou até esportividade. Foi desenvolvido no Centro Tecnológico da marca em Leicestershire, no Reino Unido, e é um dos propulsores mais potentes já feitos pela marca.
A usina possui comando simples no cabeçote e é alimentada por injeção eletrônica. Desta forma, produz 47 cv de potência e 5,3 kgf.m de torque máximos, a 7.100 e 4.000 rpm. Para reduzir as vibrações, conta com balancis. Lançado junto das Interceptor e Continental, logo agradou pelo desempenho, suavidade e som encorpado. Também provou sua versatilidade, mostrando eficiência em diferentes propostas.