A Yamaha revelou mais detalhes sobre seu Sistema Avançado de Assistência à Estabilização de Motocicletas (AMSAS). Uma nova tecnologia que simplesmente cria uma moto que não cai. Confira como tudo isso funciona e quando a novidade pode chegar às ruas!
Moto que não cai? Yamaha mostra nova tecnologia
A Yamaha tem a ambiciosa e louvável intenção de reduzir as mortes de motociclistas a zero até 2050. Uma missão que parece hoje impossível. Não coincidência, para chegar o mais perto dessa meta, a fabricante japonesa vem se dedicando a fazer coisas perto o impossível também – como uma moto que não cai!
Com a intenção de criar um mundo livre de acidentes para seus clientes, a fabricante revelou ainda em 2022 o AMSAS. Nada menos que um sistema que estabiliza veículos em baixas velocidades, controlando as forças motrizes e as forças de direção.
Toda a tecnologia se torna possível pelo uso de atuadores de motor, conectados à roda dianteira e ao guidão. Para a demonstração, um modelo Yamaha R25 foi usado como base para o protótipo AMSAS, equipado com uma Unidade de Medição Inercial (IMU) de 6 eixos junto com atuadores de acionamento e direção.
“Suzuki” está desenvolvendo o projeto
O AMSAS atua como um sistema que aumenta a estabilidade da motocicleta na partida ou em baixas velocidades. O líder do projeto é Akitoshi Suzuki que, apesar da coincidência de sobrenome com a marca rival, é um engenheiro da Yamaha.
De acordo com Suzuki, ao iniciar ou parar, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 5 km/h, o atuador de direção preso ao guidão assume o controle. Atualmente, a novidade está em estágio intermediário de desenvolvimento.
A partir de agora, o desafio é trabalhar para reduzir os tamanhos dos vários componentes do sistema e assim por diante. Isso porque a Yamaha deseja desenvolver uma plataforma não apenas para motocicletas, mas também adaptável a uma ampla gama de outras aplicações de mobilidade pessoal, como bicicletas.
Veja também:
- Moto que não cai! A custom Honda que nem a Harley sonhou
- Yamaha investe meio bilhão no Brasil! Vai para cima da Honda?
- Mercado: Yamaha bate recorde de participação em 28 anos
Honda também está trabalhando
A Honda também vem desenvolvendo um conceito de autoestabilização para veículos de duas rodas. O Honda Riding Assist não chega a ser novidade, afinal foi apresentado no Tokyo Motor Show em 2017. Entretanto, em 2021, a marca apresentou a versão 2.0 do Riding Assist equipando outro modelo. Sinal que a marca japonesa também aposta em criar a “moto que não cai” para o futuro!