Que tal uma nova moto esportiva no mercado? Saiba que uma KTM foi flagrada em testes, no final de novembro! Provavelmente, a futura RC 990 com motor de dois cilindros em linha, pronta para entregar até 140 cv! Mas ainda não se sabe se o chegará ao longo de 2023 ou apenas em 2024. Confira mais detalhes:
KTM pode lançar moto esportiva inédita
A KTM parece estar desenvolvendo uma nova moto esportiva inédita em seu catálogo. Um modelo de testes, flagrado, aponta nessa direção. O protótipo – com provavelmente 990 cc – foi visto pela primeira vez em janeiro de 2022.
Agora, já próximo do fim do ano, a moto deu as caras novamente! A motocicleta surgiu com uma carenagem completa, mais arredondada do que angular. Além de um motor de dois cilindros em linha, que se distancia claramente da KTM 1190 RC 8 com V-Twin.
Seguindo a nomenclatura adotada pela KTM, o novo modelo esportivo muito provavelmente deve se chamar RC 990. Tecnicamente, esta nova RC difere também da velha 990 Duke na construção do chassi. A estrutura parece ser feita de tubos de aço cromo-molibdênio, que a KTM tradicionalmente usa.
Outra grande diferença entre a RC flagrada e a Duke é o braço oscilante traseiro. No modelo Supersport avistado, o sistema tem desenho diferente do tipo convencional de perfil de alumínio. Difere também da edição limitada RC 8 C.
Mais um detalhe que pode ser flagrado foi o display TFT novo ou com design diferente. O que significa que o painel deve ser maior do que o conhecido display da 890 Duke. O restante da eletrônica da moto também deve conter novidades, provavelmente, diferentes modos de pista.
Veja também:
- KTM lança moto super exclusiva – e com preço salgado, claro
- Como são as novas KTM 690, 890 e 1290 à venda no Brasil
- Nova KTM 890 Duke adota as cores da MotoGP
Quando chega a nova moto esportiva?
A nova KTM esportiva RC 990 flagrada ainda parece ter alguns componentes em desenvolvimento. Ou seja, ainda tem partes longe do status de um modelo de série. A sessão da frente parece ter proporções estranhas, quando vista de lado.
Além disso, as placas de apoio para os pés – com um número exagerado de opções de ajuste – são claramente componentes ainda em fase de ajustes, para determinar a ergonomia final. O que também leva a crer que a parte traseira também está faltando, em desenvolvimento…
Então, a RC 990 deve demorar para ganhar uma data de lançamento. Mas quando a moto chegar ao mercado, será uma KTM esportiva para rodar também nas ruas e até adequada para um passageiro na garupa. Diferente da extrema edição limitada RC 8C exclusiva de pista.