Ainda é raro encontrar uma moto elétrica que faça o coração dos entusiastas das duas rodas bater forte. Mas há marcas trabalhando em modelos que prometem aguçar a curiosidade até nos menos empolgados nesses veículos silenciosos. E poderosos.
É o caso da finlandesa Verge Motorcycles. A fabricante lançou uma novidade: a versão topo de linha da sua moto elétrica, a TS Ultra. Nada menos que uma máquina com 204 cv, velocidade máxima de 200 km/h e preço de carro esportivo!
Nova moto elétrica!
No início de janeiro, a Verge Motorcycles apresentou a nova versão topo de linha da TS Ultra. Uma moto elétrica de dados sensacionais: 150 kW (204 cv) de potência máxima, 200 km/h de velocidade máxima e 2,5 segundos para ir do 0 aos 100 km/h h. Números dignos de superesportiva a combustão.
Também impressionante é o tempo de carregamento rápido, de apenas 25 minutos e o alcance de até 375 quilômetros. A Verge TS tem design futurista, que lembra uma máquina do filme Robocop ou dos Transformers. O chassi dessa moto elétrica é de alumínio e acomoda a bateria. Um garfo telescópico invertido é usado para a suspensão da roda dianteira, com as opções de amortecedor da Wilbers ou da Öhlins.
Veja também:
- Veja o kit de bike elétrica que levou o Shark Tank e não pega fogo
- Royal Enfield vai fazer motos big trail (e elétricas)? Entenda!
- Brutal, nova moto elétrica é a off-road mais forte do mundo
Roda traseira sem cubo?
Para parar todo o poderio da moto elétrica, o conjunto combina freios a disco duplos e pinças de quatro pistões da Brembo, que são parafusadas radialmente. Mas a característica mais marcante da Verge TS é sua roda traseira aparentemente sem cubo.
O acionamento elétrico do cubo da roda está localizado entre o cubo “XL”, com diâmetro de 15 polegadas e o pneu traseiro de 17 polegadas. Um freio de aro com um diâmetro de 15 polegadas é usado nessa roda e lembra os modelos de freios das rodas dianteiras de antigas motos da Buell.
E como o acionamento elétrico requer uma certa largura total, para ser dimensionado para alto desempenho, o conjunto envolve um pneu traseiro extralargo. O formato de tamanho é 240/45 ZR 17. Aliás, a roda traseira junto dos componentes nela pesa cerca de 50 quilos. Enquanto isso, a Verge TS inteira tem cerca de 250 quilos. Uma máquina de “peso” em todos os sentidos…
Quanto custa a super moto elétrica?
Naturalmente, uma moto elétrica de design conceitual e números de superbike como essa não teria um preço popular. Assim, a Verge TS Ultra acaba se destacando também pelo valor impresso na etiqueta.
Com as primeiras unidades chegando nas lojas no último trimestre de 2023, ela custa 44.900 euros – mais de R$ 243 mil em conversão direta. Para comparação é mais cara que super máquinas a combustão, como a Ducati Panigale V4R (43.990 euros). E também faz outras elétricas, ainda que caras, soarem acessíveis. A Zero SR/F, por exemplo, custa ‘apenas’ 26 mil euros.