Publicidade

Ainda é raro encontrar uma moto elétrica que faça o coração dos entusiastas das duas rodas bater forte. Mas há marcas trabalhando em modelos que prometem aguçar a curiosidade até nos menos empolgados nesses veículos silenciosos. E poderosos.

É o caso da finlandesa Verge Motorcycles. A fabricante lançou uma novidade: a versão topo de linha da sua moto elétrica, a TS Ultra. Nada menos que uma máquina com 204 cv, velocidade máxima de 200 km/h e preço de carro esportivo!

Nova moto elétrica!

No início de janeiro, a Verge Motorcycles apresentou a nova versão topo de linha da TS Ultra. Uma moto elétrica de dados sensacionais: 150 kW (204 cv) de potência máxima, 200 km/h de velocidade máxima e 2,5 segundos para ir do 0 aos 100 km/h h. Números dignos de superesportiva a combustão.

Moto elétrica tem números impressionantes

Publicidade

Também impressionante é o tempo de carregamento rápido, de apenas 25 minutos e o alcance de até 375 quilômetros. A Verge TS tem design futurista, que lembra uma máquina do filme Robocop ou dos Transformers. O chassi dessa moto elétrica é de alumínio e acomoda a bateria. Um garfo telescópico invertido é usado para a suspensão da roda dianteira, com as opções de amortecedor da Wilbers ou da Öhlins.

Veja também:

Roda traseira sem cubo?

Para parar todo o poderio da moto elétrica, o conjunto combina freios a disco duplos e pinças de quatro pistões da Brembo, que são parafusadas radialmente. Mas a característica mais marcante da Verge TS é sua roda traseira aparentemente sem cubo.

Publicidade
moto elétrica potente e cara

Design vazado da roda traseira chama a atenção

O acionamento elétrico do cubo da roda está localizado entre o cubo “XL”, com diâmetro de 15 polegadas e o pneu traseiro de 17 polegadas. Um freio de aro com um diâmetro de 15 polegadas é usado nessa roda e lembra os modelos de freios das rodas dianteiras de antigas motos da Buell.

E como o acionamento elétrico requer uma certa largura total, para ser dimensionado para alto desempenho, o conjunto envolve um pneu traseiro extralargo. O formato de tamanho é 240/45 ZR 17. Aliás, a roda traseira junto dos componentes nela pesa cerca de 50 quilos. Enquanto isso, a Verge TS inteira tem cerca de 250 quilos. Uma máquina de “peso” em todos os sentidos…

 

Publicidade

Quanto custa a super moto elétrica?

Naturalmente, uma moto elétrica de design conceitual e números de superbike como essa não teria um preço popular. Assim, a Verge TS Ultra acaba se destacando também pelo valor impresso na etiqueta.

A Verge TS Ultra é mais cara até que as super máquinas italianas. Seu preço está acima da monstruosa Ducati Panigale V4R, por exemplo

Com as primeiras unidades chegando nas lojas no último trimestre de 2023, ela custa 44.900 euros – mais de R$ 243 mil em conversão direta. Para comparação é mais cara que super máquinas a combustão, como a Ducati Panigale V4R (43.990 euros). E também faz outras elétricas, ainda que caras, soarem acessíveis. A Zero SR/F, por exemplo, custa ‘apenas’ 26 mil euros.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]