O segmento das motos clรกssicas estรก em alta, tanto mundialmente quanto no Brasil. Como exemplo podemos citar os lanรงamentos da Triumph e da Royal Enfield que em breve irรฃo chegar ao nosso paรญs. Bem que a nova Honda CB 350 poderia aproveitar a carona e desembarcar por aqui.
- Review da primeira geraรงรฃo da CG 125: uma clรกssica nacional
- Husqvarna Vitpilen 250: uma modern cafe racer que queremos aqui
- Clรกssicas: 5 motos trail que marcaram o Brasil
Aliรกs, a Honda tanto observa o crescimento do nicho que desenvolveu o modelo justamente com o propรณsito de ser seu representante nele. Por isso, estรก sendo oferecido inicialmente no mercado asiรกtico, onde o segmento รฉ mais consolidado, o que inclui, nรฃo por acaso, a รndia, ‘terra natal’ da Royal.
Como รฉ a nova CB 350
A nova CB 350 possui duas versรตes, a de entrada H’ness e a RS. A primeira รฉ mais tradicional, com direito a cromados nos dois paralamas, enquanto a segunda recebe notas de esportividade. Hรก tons foscos, grafismo exclusivo, assento prรณprio, escapamento elevado, nova traseira e pneus mais largos. No restante, sรฃo iguais.
Com linhas saudosistas e estilo clรกssico, a CB 350 alia tecnologia ao conservadorismo. Assim, o design que remete aos anos 1950 divide espaรงo com itens como iluminaรงรฃo full LED, controle de traรงรฃo, embreagem assistida e deslizante, ABS de dois canais, computador de bordo e conectividade com smartphone via bluetooth. Hรก, inclusive, controle por voz do sistema.
Sua principal rival รฉ a Meteor 350, da Royal Enfield, e assim como ela รฉ movida por um motor monocilรญndrico arrefecido a ar. Com 348 cmยณ, aqui ele gera 21 cv a 5.500 e 3,05 kgf.m de torque a 3.000 rpm, priorizando a entrega de forรงa desde as baixas rotaรงรตes, como a proposta clรกssica solicita. Para comparaรงรฃo, a RE entrega 20,4 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque, a 4.000 rpm.
Preรงo e vinda ao Brasil
O preรงo de uma CB 350 รฉ de 192 mil rรบpias na รndia, enquanto a RS sai por 196 mil. Em conversรฃo direta, estamos falando de algo na casa dos R$ 15.100 e R$ 15.500, respectivamente. Para comparaรงรฃo, lรก uma CB 500X parte de 687 mil rรบpias (ou R$ 54.200), enquanto aqui seu preรงo sugerido รฉ de R$ 32.510.
A Honda ainda nรฃo se pronunciou sobre uma possรญvel vinda da 350 ao nosso paรญs, mas certamente acompanha as movimentaรงรตes do mercado, o que incluirรก a chegada da Meteor por aqui. Ainda, a CB representaria a fabricante em um nicho onde atualmente nรฃo estรก presente, jรก que oferece a street CB 250F Twister e o prรณximo degrau รฉ a CB 500F. Alรฉm disso, a marca nรฃo oferece nenhuma clรกssica aqui – o mais perto disso รฉ a CB 1000R Neo Sports Cafe, mas aรญ jรก รฉ outro conceito.
Mas hรก um porรฉm. As restriรงรตes impostas pela pandemia tรชm obrigado as montadoras a diminuir seu ritmo de produรงรฃo, adiando aรงรตes e lanรงamentos. A Honda, por exemplo, jรก havia antecipado o lanรงamento das CBR 1000RR-R Fireblade, Forza 350 e Africa Twin 1100 para 2021 mas atรฉ agora nรฃo pode apresentar nenhuma delas de fato.
Quem sabe a boa recepรงรฃo que a CB 350 encontrou no exterior tenha colocado o modelo nas discussรตes dos diretores da subsidiรกria brasileira. Quem sabe ela inclusive seja exposta no Salรฃo Duas Rodas, previsto para novembro deste ano. Quem sabe, ainda em virtude da pandemia, o Salรฃo sequer ocorra. Por enquanto o que temos sรฃo tendรชncias e indefiniรงรตes.