Publicidade

O segmento das motos clรกssicas estรก em alta, tanto mundialmente quanto no Brasil. Como exemplo podemos citar os lanรงamentos da Triumph e da Royal Enfield que em breve irรฃo chegar ao nosso paรญs. Bem que a nova Honda CB 350 poderia aproveitar a carona e desembarcar por aqui.

 

Nova CB 350 alia o estilo clรกssico ร  tecnologia. Conta com ABS de dois canais, computador de bordo, controle de traรงรฃo, conectividade com smartphone e mais

Aliรกs, a Honda tanto observa o crescimento do nicho que desenvolveu o modelo justamente com o propรณsito de ser seu representante nele. Por isso, estรก sendo oferecido inicialmente no mercado asiรกtico, onde o segmento รฉ mais consolidado, o que inclui, nรฃo por acaso, a รndia, ‘terra natal’ da Royal.

Publicidade

Como รฉ a nova CB 350

A nova CB 350 possui duas versรตes, a de entrada H’ness e a RS. A primeira รฉ mais tradicional, com direito a cromados nos dois paralamas, enquanto a segunda recebe notas de esportividade. Hรก tons foscos, grafismo exclusivo, assento prรณprio, escapamento elevado, nova traseira e pneus mais largos. No restante, sรฃo iguais.

H’ness รฉ a versรฃo de entrada, mais conservadora e com muitos cromados

Com linhas saudosistas e estilo clรกssico, a CB 350 alia tecnologia ao conservadorismo. Assim, o design que remete aos anos 1950 divide espaรงo com itens como iluminaรงรฃo full LED, controle de traรงรฃo, embreagem assistida e deslizante, ABS de dois canais, computador de bordo e conectividade com smartphone via bluetooth. Hรก, inclusive, controle por voz do sistema.

CB 350 RS รฉ a versรฃo com pitada esportiva, numa leve inspiraรงรฃo scrambler

Publicidade

Sua principal rival รฉ a Meteor 350, da Royal Enfield, e assim como ela รฉ movida por um motor monocilรญndrico arrefecido a ar. Com 348 cmยณ, aqui ele gera 21 cv a 5.500 e 3,05 kgf.m de torque a 3.000 rpm, priorizando a entrega de forรงa desde as baixas rotaรงรตes, como a proposta clรกssica solicita. Para comparaรงรฃo, a RE entrega 20,4 cv a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque, a 4.000 rpm.

Esta รฉ a Meteor 350, principal concorrente da CB 350 lรก fora. Aliรกs, a Royal Enfield jรก estรก confirmada para vir ao Brasil

Preรงo e vinda ao Brasil

O preรงo de uma CB 350 รฉ de 192 mil rรบpias na รndia, enquanto a RS sai por 196 mil. Em conversรฃo direta, estamos falando de algo na casa dos R$ 15.100 e R$ 15.500, respectivamente. Para comparaรงรฃo, lรก uma CB 500X parte de 687 mil rรบpias (ou R$ 54.200), enquanto aqui seu preรงo sugerido รฉ de R$ 32.510.

Bom nรญvel de acabamento e conceito visual agrada aos saudosistas. Equipamentos ganha pontos com quem nรฃo abre mรฃo de tecnologia

Publicidade

A Honda ainda nรฃo se pronunciou sobre uma possรญvel vinda da 350 ao nosso paรญs, mas certamente acompanha as movimentaรงรตes do mercado, o que incluirรก a chegada da Meteor por aqui. Ainda, a CB representaria a fabricante em um nicho onde atualmente nรฃo estรก presente, jรก que oferece a street CB 250F Twister e o prรณximo degrau รฉ a CB 500F. Alรฉm disso, a marca nรฃo oferece nenhuma clรกssica aqui – o mais perto disso รฉ a CB 1000R Neo Sports Cafe, mas aรญ jรก รฉ outro conceito.

Apesar de adequado ร  proposta, nรบmeros do motor causam impressรฃo negativa. Monocilรญndrico arrefecido a ar gera ‘apenas’ 21 cv e 3,05 kgf.m

Mas hรก um porรฉm. As restriรงรตes impostas pela pandemia tรชm obrigado as montadoras a diminuir seu ritmo de produรงรฃo, adiando aรงรตes e lanรงamentos. A Honda, por exemplo, jรก havia antecipado o lanรงamento das CBR 1000RR-R Fireblade, Forza 350 e Africa Twin 1100 para 2021 mas atรฉ agora nรฃo pode apresentar nenhuma delas de fato.

Pandemia ‘engasgou’ calendรกrio de lanรงamentos da Honda, que jรก tinha confirmado a vinda de trรชs modelos aos paรญs ainda em 2020

Quem sabe a boa recepรงรฃo que a CB 350 encontrou no exterior tenha colocado o modelo nas discussรตes dos diretores da subsidiรกria brasileira. Quem sabe ela inclusive seja exposta no Salรฃo Duas Rodas, previsto para novembro deste ano. Quem sabe, ainda em virtude da pandemia, o Salรฃo sequer ocorra. Por enquanto o que temos sรฃo tendรชncias e indefiniรงรตes.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relaรงรตes Pรบblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza