Publicidade

Duplamente atrevida, assim é a chinesa Hengjian. A marca parece ter se inspirado diretamente nas linhas da Honda Africa Twin ao conceber sua nova trail e, como se não bastasse, ainda adotou logotipos ao melhor estilo ‘GS’ da BMW. A confusão fica ainda maior ao perceber que o motor é baseado num terceiro modelo! Conheça a ousada Dahaidao, aventureira de 500cc.

Nova trail é cópia de Africa Twin e BMW GS

Em Chongqing, na China, a fabricante Hengjian produz motocicletas de até 500 cilindradas. E o modelo topo de linha da marca para 2023 é a HJ500-8, também conhecida como Dahaidao 500. Nada menos que uma trail seguindo o estilo de design da Honda Africa Twin – tão curiosa que já virou reportagem aqui.

Nova trail chinesa tem o desenho da Africa Twin e os grafismos da BMW GS

No entanto, o motor da trail de 500 cc obviamente não chega perto das pretensões da 1.100cc japonesa. A moto da China é movida por uma unidade oriunda da também da chinesa Loncin. Ironicamente, baseado em outro modelo da Honda: o bicilíndrico dos modelos CB 500.

Publicidade

A moto é movida por um propulsor refrigerado a líquido de 471 cc, 4 válvulas por cilindro e potência máxima de 48 cv a 8.500 rpm e 4.3 kgf.m de torque a 7.500 rpm. Tudo isso acoplado em uma caixa de 6 marchas. Curioso como toda essa cópia pode acontecer? Então confira mais aqui. Enquanto isso, conheça a Dahaidao Adventure Edition:

Veja também:

Tanque com logos da GS

Uma característica especial da HJ500-8 são seus 2 tanques de gasolina, cada um com um volume de 20 litros – totalizando 40 litros! Na parte traseira, o segundo tanque parece ter sido retirado dos modelos da série F da BMW. E, para “arrematar”, o projeto todo na dianteira o primeiro reservatório exibe logotipos GS, ao melhor estilo da marca alemã!

Publicidade

De acordo com a Hengjian, a sua trail de 500cc pesa 205 kg pronta para rodar, incluindo 40 litros de combustível a bordo. Em seu conjunto, a moto tem ainda garfo invertido e um braço oscilante em alumínio com amortecedor de mola na traseira.

Modelo de 500cc parece um misto de “inspirações” das big trail topo de linha de marcas tradicionais

Todos os componentes de freio para os 3 discos vêm de J.Juan – que pertence a Brembo. Outro ponto destaque é o imponente painel TFT de 7 polegadas, com função de tela sensível ao toque. Além disso, o tráfego é registrado com as duas câmeras, montadas na frente e atrás.

 

Publicidade

Quanto custa a nova trail chinesa

Inicialmente, a nova trail chinesa estará disponível em três versões: Travel, High-end Travel e a topo de linha, Adventure Edition. Os preços ficam na casa dos 37.800 yuan (cerca de R$ 27 mil em conversão direta).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]