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Nem todas as motos chinesas são cópias descaradas de modelos de marcas famosas. Diga-se de passagem, gigantes da China lideram o campo das elétricas e fazem parcerias com nomes como KTM e Honda. No entanto, pequenas fabricantes asiáticas ainda chamam atenção com seus produtos ‘altamente inspirados’ em sucessos de concorrentes. Afinal de contas, por que isso acontece?

Motos chinesas! Porque alguns copiam e impunemente? 

O exemplo mais conhecido e citado, no mundo das “cópias” chinesas, é o motor de 500cc bicilíndrico família CB da Honda. A marca japonesa apresentou o propulsor com o virabrequim de 180 graus para a produção em série em 2013, junto de um exterior bastante característico.

17YM Rebel at the Pan-European Press Event - Barcelona

Honda Rebel 500 também está disponível no mercado chinês, e por lá tem diversas cópias alternativas

E é exatamente esta carcaça, as formas da embreagem e da tampa do virabrequim, que é vista em alguns modelos chineses – como das marcas Voge e Brixton. A Loncin é creditada como uma das principais produtoras destes “motores alternativos”. Mas dependendo do fabricante, os dados de desempenho ou cilindradas podem ser diferentes.

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Para responder a essa questão, o site especializado “Motorrad” foi até o Escritório Alemão de Marcas e Patentes. E segundo o órgão de registros, um motor como um princípio não pode mais ser patenteado. Da mesma forma, uma relação diâmetro-curso específica não é protegível, o que facilita os ‘copiadores’.

Semelhante a Rebel, Cangyun XS500 é movida pelo motor Loncin KE500

Apenas uma nova solução técnica especial pode ser publicada como patente, como exemplo, a tecnologia Shift Cam da BMW. Então, em princípio, uma nova solução técnica deve ser precedida de uma realização inventiva. Novidades corriqueiras não são patenteáveis…

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Design também tem sua linha de “liberdade”

Além da parte mecânica, alguns fabricantes chineses também adotam claramente partes do design de modelos premium europeus. E nessa busca por adornar seu próprio produto com o charme dos modelos grandes, algumas motos ficam com a “cara” de modelos da Ducati, por exemplo…

Modelos da Moxiao parecem saídos da mesma “forma” que a Ducati…

Novamente, segundo o Escritório Alemão de Marcas e Patentes, um novo projeto de motocicleta pode, em princípio, ser registrado para proteção. No entanto, um desenho semelhante, “inspirado” pode não ser uma cópia nos exatos moldes e características técnicas.

A impressão geral do design deve diferir do design existente. No entanto, definir quando um novo design viola um design já protegido é difícil e demorado. Além disso, o tempo máximo para proteger um desenho é de 25 anos.

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No entanto, quando se trata de logotipos de marcas, as “Marcas registradas”, símbolos e nomes de modelos estão – quase não há liberdade. A BMW pode, por exemplo, processar uma empresa com um logotipo que se pareça com a tradicional “hélice alemã”.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]