Publicidade

Se você acha que o mundo das moto trail se limita às clássicas Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250, está enganado. Há novas opções chamando a atenção no Brasil (como a Dafra NH 300) e também no exterior, onde um dos destaques é a nova Zontes. Conheça!

 

Melhor que XRE 300? Como é a nova moto trail da Zontes

A novidade é a U1 200, apresentada há alguns meses como uma evolução da trail de 125/155 cc e que agora começa a chegar nas lojas mundo afora. O visual parece inspirado na Ducati Hyperstrada, enquanto o desempenho é comparável com ao da Lander 250 e a ficha técnica tem recursos não encontrados na líder da categoria no Brasil, XRE 300. Mas calma, a gente explica item por item.

nova moto trail zontes

Trail com ar de naked, rodas de supermoto, pneus de uso misto e preço acessível? Essa é a nova Zontes!

Publicidade

Para começar, o motor. A nova moto trail Zontes é movida por uma usina de 1 cilindro, 198cc, SOHC, 4 válvulas e arrefecimento a líquido. Assim, entrega 21,5 cv a 9.000 rpm e 1,9 kgf.m de torque a 7.000 rpm. O câmbio é de 6 marchas. Para comparação, na Lander são 249cc, 21 cv, 2 kgf.m e 5 velocidades.

Na ciclística, há suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida. A moto é longa, com 1.420 mm de entre eixos (mais que os 1.417 da XRE) e alta, com 210 mm de vão livre do solo. Isso mesmo calçando ‘pequenas’ rodas de 17″ na frente e atrás. Os pneus são de uso misto, tamanho 110/70 e 130/70. Com tanque 12,5 litros, essa Zontes pesa 150 kg a seco.

Aqui está a U1 125, que serviu de base para a nova 200 cc

 

Publicidade

Eletrônica simples, mas funcional

Como é um modelo de baixo custo, a nova moto trail da Zontes tem um pacote eletrônico simples, mas que ainda comporta o básico. Há freios ABS nas duas rodas, luzes em LED e DLR. Além disso, conta com abertura elétrica do bocal do tanque e trava automática do guidão. Já o painel é de LCD, com computador de bordo. Provavelmente ela terá versões melhores equipadas em mercados específicos, podendo ganhar até tela TFT, por exemplo.

moto trail com painel lcd

Painel LCD promete boa visualização e pode ser substituído por tela TFT em alguns mercados

Veja também:

 

Publicidade

Moto trail, naked ou supermoto?

O estilo da nova U1 200 é interessante. O banco bipartido e o escape curto remetem às nakeds, enquanto suas medidas avantajadas (com entre eixos longo e grande altura do solo) lembram as motos trail. Porém, as rodas de 17″ lembra as street ou as supermoto… não fossem os pneus de uso misto.

Rodas aro 17″ são raiadas e calçam pneus de uso misto e sem câmara

Para compor o design, o modelo possui pneus sem câmara e protetores de motor, cárter e mãos. O paralama dianteiro é alto e quase reto, como na Hyperstrada. Já o farol com dois LEDs sobrepostos lembra as novas Suzuki GSX-S 1000 e GSX-8S. Estilosa.

motor moto trail zontes

Motor de 198 cc tem arrefecimento a líquido, entregando 21,5 cv de potência e 1,9 kgf.m de torque

 

Preço e lançamento da nova moto trail Zontes

A U1 200 fez sua primeira aparição no início do ano na Auto Expo 2023, na Índia, e voltou à mídia recentemente. Entretanto, as vendas no país devem começar apenas em meados de outubro.

Por lá, a novidade deve custar 180 mil rúpias, mais barata que a Honda XRE 300, vendida lá por 200 mil rúpias. Em conversão direta, estamos falando de aproximadamente R$ 10.800 e R$ 12.000. Ainda não há previsão de quando teremos a nova Zontes no Brasil. Por enquanto, a marca oferece apenas as R310, T310 e V310 no país.

Modelo deve desembarcar na Índia (onde custará menos que a XRE) em no último trimestre. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil

Fotos: comotos.co.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza