Publicidade

Não é de hoje que as motos dispertam o interesse em muitas pessoas. Além disso, o amor pelas duas rodas abrange gente do mundo inteiro, independente de classe social, etnia e idade. Os motivos são os mais variados possíveis, que vão desde a acessibilidade até a sensação de liberdade e de estar vivo que pilotar gera.

E junto da popularização surgiram diversas curiosidades sobre motos ao longo da história, coisas muito pitorescas que você provalvemente não fazia ideia que aconteceram. Então prepare-se para conhecer um lado diferente do universo duas rodas!

 

 

Publicidade

1- Leonardo da Vinci fã de motos

O fantástico inventor e artista Leonardo da Vinci fpo um dos primeiros caras a pensar no que logo viria a ser uma motocicleta. Contudo, apesar das ideias, a primeira moto – ao menos oficialmente – foi inventada por um francês e um norte-americano, ao mesmo tempo, no ano de 1869. Basicamente, o que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram foi apenas uma bicicleta equipada com um motor a vapor. Ah, vale lembrar que da Vinci pintou o quadro mais famoso da história, a Monalisa.

 

5 fatos sobre motos que provavelmente você não conhece

 

Publicidade

2- As primeiras motos eram feitas de madeira

A primeira moto do mundo possuía um quadro de madeira com motor a combustão interna. A velocidade máxima do veículo era de apenas 18 km/h, com um motor criado pelo engenheiro Nikolaus August Otto, de quatro tempos, lá no ano 1876. Daimler, que era empregado de Otto, foi quem o converteu numa motocicleta, sendo esta considerada por muitos a primeira da história. Aliás, Daimler também é considerado um dos criadores dos automóveis.

5 fatos sobre motos que provavelmente você não conhece

Veja mais:

3- Curiosidade: Índia tem o maior mercado de motocicletas do mundo

Desde 2016, a Índia possui o título de maior mercado mundial de motocicletas, superando a China, país com maior número de habitantes do planeta. Esse fenômeno aconteceu devido ao crescimento de mulheres motociclistas, ao aumento da infraestrutura e também pela melhoria das condições viárias no país. Porém, as motocicletas que são mais procuradas na Índia são modelos simples, de baixo custo, cilindrada reduzida e preço acessível.

Publicidade
mercado de motos da india

Apesar de menos populosa que a China, a Índia possui o maior mercado de motocicletas do mundo. Entretanto, ele é dominado por modelos baratos e pequenos

 

 

4- A Yamaha levou 108 anos para fazer uma moto

A Yamaha é conhecida por ser uma das maiores fabricantes de motos do mundo, mas sua história começou muito antes disso. A companhia só passou a criar motos em 1955, mas cem anos antes ela já desenvolvia outros produtos, especialmente instrumentos musicais. Aliás, a empresa criada em 1887 por Torakusu Yamaha já fez de tudo, incluindo barcos, equipamentos olímpicos, peças de carro e até motores para a F1! Veja algumas coisas malucas que a Yamaha já criou.

 

curiosidades sobre motos

A Yamaha é uma das mais famosas marcas de motos do mundo, mas a empresa só entrou no segmento quando já tinha 108 anos… de experiência com instrumentos musicais!

 

 

 

5-  Harley tentou pantentear o som de suas motos

Não dá pra negar que as motos da Harley-Davidson têm um inconfundível, até pra quem conhece bem pouco do mundo das motocicletas. Então, os empresários da Harley, em meados de 1990, tiveram a ideia de patentear o som do escapamento das motos fabricadas pela empresa!

Porém, rolaram muitas polêmicas com questões jurídicas envolvendo outras marcas que adotavam sons similares aos típicos da H-D, além de dificuldades técnicas envolvendo o registro da patente. Não demorou para que a ideia fosse deixada de lado.

 

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.