Muitos já sonharam em ter uma moto do Dakar em casa, uma máquina desenvolvida para o maior rali do mundo à sua espera na garagem. E marcas como KTM e GasGas já venderam edições especiais das motos de competição à venda. E já faz alguns meses que a fabricante chinesa Excelle está oferecendo no exterior a 450 Rally, conhecida também como ZF450LS.
Moto do Dakar à venda… ou quase isso
A moto chinesa inspirada em máquinas do Dakar é movida por um motor monocilindrico DOHC de quatro válvulas, refrigerado a líquido de 449cc – próprio da marca. Segundo a Excelle afirma, a 450 Rally produz 52,3 cavalos de potência a 9.000 rpm e 4,48 kgf.m de torque a 7.000 rpm.
O chassi tem estrutura de aço de viga dupla, em forma de diamante. O quadro é agrupado na suspensão KYB de 49 mm de diâmetro, com amortecor ajustável. A moto tem pneus 90/90 na roda dianteira de 21 polegadas, enquanto vemos um 140/80 na traseira de 18 polegadas.
O modelo de produção atende de fato as expectativas a respeito de uma moto off-road. Mas a marca ainda adiciona mais algumas opções ao portfólio da motocicleta. Desta forma, a Excelle vai oferecer aos clientes dois pacotes de suspensão diferentes – para atender às diferentes alturas e ambições dos futuros proprietários.
A variante baixa apresenta uma altura de assento de 880 mm. Essa configuração da moto também produz a distância ao solo de 250 mm. Já a opção mais alta do banco adiciona mais 5 cm, com a distância ao solo de 300 mm.
Veja também:
- Outra! Mais uma marca vai vender moto réplica do rali Dakar
- Moto dos sonhos! KTM 450 saiu do Dakar direto às lojas
- Lincoln Berrocal, o piloto que representou o Brasil no Dakar 2020
Quanto custa a moto do Dakar chinesa
Os complementos da Excelle 450 Rally também não param por aí. O modelo tem peso seco de 154 kg. No entanto, a capacidade de combustível pode afetar bastante esse número… Isso porque o tanque padrão comporta 15 litros de combustível e os usuários podem ainda dobrar a autonomia da 450 Rally com uma célula de combustível de 16 litros sob o assento.
Por fim, esta moto do Dakar tem duas opções de grafismos diferentes. No exterior, o modelo é vendido pelo equivalente a 6.100 dólares – mais de R$ 32 mil em conversão direta.
Preço que é uma bagatela perto da KTM 450 Rally Réplica 2022 – que foi limitada a apenas 70 motos, custando cada uma 30 mil euros – cerca de R$ 161 mil em conversão direta. Pensando bem, o modelo Chinês pode não ser uma má ideia…