Publicidade

Dakar2016_cabecalho

A sétima etapa do Rally Dakar 2016, realizada neste sábado (9) foi vencida pelo francês Antoine Méo (KTM), seguido de perto por Paulo Gonçalves e Kevin Benavides (ambos de Honda) com 1m12s e 1m53s de atraso, respectivamente. O australiano Toby Price (KTM) largou na frente, enfrentando novamente o desafio de abrir a pista. Ele completou a etapa na sexta colocação, permitindo a Paulo Gonçalves ampliar sua vantagem para mais de cinco minutos. O percurso do dia aconteceu entre Uyuni, na Bolívia e Salta, retornando ao território argentino. Foram 793 Km no total, com 353 Km de trechos cronometrados.

Entretanto, o herói do dia e protagonista de grande exemplo de desportividade foi Paulo Gonçalves, que mesmo correndo o risco de perder a etapa do dia e, consequentemente, a liderança, parou para ajudar Mathias Walkner (KTM), seu adversário direto na competição e um dos favoritos ao título deste ano, que sofreu sério acidente no km 15 da especial. Gonçalves ficou ao lado de Mathias até a chegada do helicóptero médico, que prestou o socorro necessário ao piloto austríaco. Foram mais de 10 minutos “perdidos” no atendimento, tempo que certamente prejudicaria em muito ao piloto português.

Paulo Gonçalves foi o herói do dia na 7ª etapa do Dakar 2016 - foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

Paulo Gonçalves foi o herói do dia na 7ª etapa do Dakar 2016 – foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

Publicidade

Foi um grande exemplo de espírito desportivo e grande demonstração de caráter. Um piloto que, mesmo estando na liderança, coloca em risco todo o trabalho de preparação de um ano inteiro para ajudar um adversário e concorrente direto ao título, merece o respeito de todos. Independente de ser campeão ou não, Gonçalves já pode ser considerado o grande vencedor do Dakar 2016.

Depois do encerramento da etapa, a organização informou que, com base nos dados do sistema de monitoramento por satélite, vai corrigir o tempo perdido por Gonçalves, evitando assim que o mesmo seja penalizado após ato tão nobre.

Confira o vídeo de divulgação do Dakar 2016 exibido na FOX Sports que mostra o atendimento prestado por Paulo Gonçalves ao piloto austríaco Mathias Walkner:

Publicidade

Em sua página em uma rede social Gonçalves declarou: “Fiz o que precisava ser feito. Se fosse ao contrário, acredito que fariam o mesmo por mim. O Dakar é uma aventura de muito risco, de muito sacrifício, damos tudo por tudo ao longo de vários dias, milhares de quilômetros, e o risco está sempre à espreita. Não sou herói, sou um ser humano com respeito pelos outros. A nossa vida vale mais que qualquer vitório, sem ela não vencemos”.

Resultados das motos – Sétima Etapa:
1 – Antoine Méo (KTM): 02:27:27
2 – Paulo Gonçalves (Honda): + 00:01:12
3 – Kevin Benavides (Honda): + 00:01:53
4 – Michaël Metge (Honda): + 00:03:51
5 – Helder Rodrigues (Yamaha): + 00:04:28

Detalhes da Sétima Etapa:

Dakar2016_mapaEtapa7

Publicidade

Resultado acumulado após sete etapas:
1º – Paulo Gonçalves (Honda) | 22h52min30s
2º – Toby Price (KTM) | +3min12s
3º – Stefan Svitko (KTM) | +9min24s
4º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +18min06s
5º – Kevin Benavides (Honda) | +21min01s

Neste domingo (10) o Dakar pára e os competidores terão um merecido descanso após sete exaustivas etapas, devendo retornar para a oitava etapa já nesta segunda-feira (11).

Confira a programação e roteiro geral do DAKAR 2016 –  clique aqui

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.