Publicidade

Enquanto os brasileiros ainda sonham com a Yamaha Tenere 700, o modelo ganhou duas versões adicionais na Europa. São a Tenere Extreme Edition e a Explorer Edition, juntando-se às já conhecidas 700 World Raid e a 700 Rally, além da versão básica. Ou seja, a trail já tem uma família com cinco opções! Veja o que há de novo.

Tenere 700 tem novas versões

Vamos começar pela Tenere 700 Extreme Edition é semelhante ao modelo básico. No entanto, recebe uma suspensão atualizada como às unidades usadas na World Raid.

Com isso, na frente há um garfo Kayaba, totalmente ajustável com 230 mm de curso – um aumento de 20 mm em relação à Tenere básica. Enquanto isso, a traseira tem um amortecedor totalmente ajustável, com 220 mm de curso – 20 mm a mais do a moto de entrada.

tenere 700 com paralama alto

Yamaha Tenere 700 Extreme Edition chega com cuidado especial nas suspensões

Publicidade

Além disso, a altura do assento foi aumentada em 35 mm, tendo agora 910 mm. A Tenere 700 Extreme Edition também recebe um paralama dianteiro alto, no estilo motocross. Outros equipamentos especiais incluem pedaleiras de titânio 35% mais largas e 200 gramas mais leves.

O modelo também recebeu a instalação de protetor de radiador e corrente de alumínio leve. Com isso, o peso do Tenere 700 Extreme Edition é o mesmo que o modelo básico da trail, 205 kg, enquanto a Explorer Edition tem 211 kg.

Explorer Edition

Falando na Explorer, a versão da Tenere 700 foi projetada pensando em viagens de longa distância. Por isso ela tem para-brisa mais alto e largo, câmbio quickshifter e malas laterais como opcionais.

Yamaha Tenere 700 Explorer Edition

Explorer Edition vem como uma alternativa para quem gosta de viajar com a trail

Publicidade

A altura do assento na Explorer Edition é 15 mm mais baixa do que a da moto padrão, agora em 860 mm. Junto disso, o garfo dianteiro Kayaba é 20 mm mais baixo do que o modelo básico, em 190 mm de curso. Enquanto o monoamortecedor traseiro Kayaba é mais baixo em 20 mm, proporcionando 180 mm de curso. As molas também foram suavizadas para um passeio confortável.

Veja também:

Ficha técnica da Tenere 700

Outros itens nas edições Extreme e Explorer da Tenere 700 permanecem os mesmos do modelo básico. Isso inclui as rodas raiadas de 21 e 18 polegadas, juntamente com o freio a disco único de 282 mm na frente e o disco de 245 mm atrás.

O equipamento padrão inclui também ABS de dois canais e três modos de pilotagem, além de iluminação LED por toda parte, tomada de carregamento USB e painel TFT-LCD de 5 polegadas com conectividade para smartphone.

Publicidade

Com exceção de acessórios como as malas laterais, ambas as novas T7 tem o mesmo conjunto mecânico e de funções de toda a linha da trail

E claro, todas as Tenere 700 são movidas por um motor de dois cilindros paralelos DOHC com refrigeração líquida de 689 cc. Um propulsor com 73,4 cv a 8.750 rpm e 6.7 kgf.m de torque a 6.500 rpm e câmbio de seis marchas. É basicamente o mesmo motor da naked MT 07 e da esportiva R7.

 

Novas Tenere 700 virão ao Brasil?

As novas Yamaha Ténéré 700 Extreme e Explorer Edition ainda não tiveram os preços revelados, mas chegam às lojas a partir de abril nas cores azul e preto. Para o Brasil, nenhuma novidade. Infelizmente, não existe previsão de chegada da trail em nenhuma de suas versões.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]