A Zontes chegou ao Brasil há poucas semanas, causando grande impacto graças ao visual incomum de seus produtos, assim como pelo seu alto nível de tecnologia. Desta forma, a gigante marca chinesa de motos acabou despertando muitas dúvidas em motociclistas e estamos aqui para responder as questões mais comuns.
Motos Zontes no Brasil
Por aqui ela é representada pela JTZ Motors, que também gerencia as marcas Suzuki, Haojue e Kymco, além da fabricante de quadriciclos Hisun. Seu lançamento oficial foi na metada de março, em evento organizado para a imprensa na sede da marca em Jundiaí (SP).
Na ocasião, foram apresentados os três modelos com os quais a Zontes inicia sua operação no país, V310, T310 e R310. Como o nome sugere, todas são movidas pelo mesmo motor de 1 cilindro, arrefecimento e a líquido e 35 cv.
Além disso, as cruiser, crossover e naked compartilham diversos componentes eletrônicos, muitos inéditos no segmento. Destaque para a tela TFT, sistema de conectividade, modos de pilotagem, monitoramento da pressão dos pneus e smartkey, além de suspensão dianteira invertida, tomada USB dupla e iluminação full-LED e com DLR. Veja detalhes sobre elas aqui.
1. Onde comprar motos da marca?
Como se trata de uma marca recém-chegada ao Brasil, mesmo dúvidas básicas fazem sentido. Como estão sob o guarda chuvas da JTZ, no Brasil as Zontes estão à venda nas concessionárias do grupo. Ou seja, as mesmas lojas onde é possível encontrar Suzuki, Haojue e Kymco também é víavel comprar uma Zontes.
Atenção às datas de entrega. O primeiro modelo a chegar nas lojas é a naked R, ainda em março. Em abril desembarca a crossover T e em maio, a cruiser V. As primeiras lojas a receberem as motos devem ser as posicionadas nas capitais estaduais, mas a pré-venda já acontece em todas as unidades.
2. As motos da Zontes são baratas?
Barato e caro é um conceito relativo, mas podemos afirmar que os preços das Zontes são sim competitivos – e muito. A naked R310 tem preço sugerido de R$ 26.990, enquanto as T310 e V310 custam R$ 27.990.
Os valores são muito convidativos, especialmente considerando a ficha técnica e nível de tecnologia dos modelos. Como dito antes, nenhuma concorrente tem itens como painel TFT, sistema de conectividade ou modos de pilotagem, sem falar nos recursos menores – mas exclusivos.
Para comparação, a BMW G 310 GS, rival direta da crossover T310, tem preço sugerido de R$ 37.990. Ou seja, é R$ 10 mil (ou 35%) mais cara. Por outro lado, a Bajaj Dominar 400, concorrente da R310, custa R$ 24.200. Mais barata que a Zontes, tem motor com 40 cv e acessórios touring de fábrica, mas a chinesa aposta em maior nível de tecnologia e design mais agressivo. É uma boa disputa de se acompanhar.
3. Como funciona a garantia?
Como fazem parte do grupo JTZ, todo o processo de venda e manutenção das motos Zontes segue o mesmo caminho já conhecido nas Suzuki, Kymco e Haojue, incluindo pós-venda e assistência técnica. No caso da garantia, o prazo é de dois anos.
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4. Além das 310, podemos esperar novidades da marca?
A Zontes ainda está desembarcando no país e suas motos sequer chegaram em todos as concessionárias. Portanto, há muito o que crescer, mas ainda é preciso esperar.
No exterior, a marca apresentou uma nova linha de modelos com motor de 350 cc recentemente, incluindo a bela neo-classica GK 350. Outra opção bem vinda no Brasil é a scooter 310M, que seria uma rival direta de Yamaha XMax e Dafra Citycom por aqui. Porém, a JTZ ainda não revelou quais serão os próximos modelos a desembarcar no país.