Publicidade

Ninguém deseja estar envolvido em um acidente de moto e isso é fato. Mas será que você sabe como evitar esse tipo de situação? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% dos acidentes de moto acontecem por fator humano, ou seja, o próprio motociclista foi falho na condução. Ou seja, existem cuidados que o próprio piloto pode tomar. Separamos 4 dicas valiosas para reduzir as chances de se envolver num acidente de moto. 

 

1. Equipamentos de segurança

Começando pelo mais importante: nunca pilote sem utilizar o capacete. Ele é o equipamento de segurança mais importante para quem anda de moto e pode salvar vidas. Fique atento ao tamanho correto, viseira limpa e jugular bem ajustada.

evitar acidente de moto

Invista num bom capacete, mas vá além. Procure por jaqueta e luva que se encaixem no seu uso e orçamento. Também rode sempre de calça e calçado fechado. Cuide-se não importa a cilindrada de sua moto

Mas o capacete é apenas o básico do básico. Vá além com luvas, jaquetas, botas e calças apropriadas. Existem equipamentos de variados tipos, marcas e preços. Não é preciso gastar uma fortuna para andar seguro. Tampouco, passar calor em dias de verão.

Publicidade

 

 

2. Evite os ‘pontos cegos’

As ‘fechadas‘ estão entre as formas mais comuns de acidente no trânsito urbano. Nela, o motorista da frente muda de direção repentinamente, atrapalhando – ou até provocando uma colisão – com quem está atrás. Acontece que, muitas vezes, o motorista simplesmente não tem como ver a moto que está atrás.

Isso porque ela é está num ‘ponto cego’ do carro, escondida nos locais não cobertos pelos espelhos retrovisores. Por isso, posicione-se com cuidado na rua e evite esses pontos. Lembre-se que você deve ver os olhos do motorista através dos espelhos dele quando está atrás do carro.

Essa regra vale também para ônibus e caminhões, lembrando que nesses os motoristas não têm visão para trás do veículo

Publicidade

 

 

3. Pilote conforme as regras e não procure atalhos

Parece óbvio, mas é comum vermos alguns motociclistas quebrando regras de trânsito que podem causar sérios acidentes. Ultrapassar pela direita e andar além da velocidade permitida são exemplos corriqueiros que podem levar a acidentes.

Outros causadores de acidentes são os atalhos ou atos realizados na tentativa de ganhar mais tempo. Como o hábito de acelerar mais quando o semáforo está no amarelo, comportamento que abre margem para colisões laterais ou frontais com outros veículos. Então é importante fazer o básico: reduzir a velocidade no sinal amarelo e só seguir se o caminho estiver livre.

Publicidade

Veja também:

 

4. Pilote sempre na defensiva

Por último, sempre pilote de forma defensiva. Isso significa que você deve diminuir a velocidade num cruzamento, por exemplo. Além disso, evite fazer manobras arriscadas, mantenha uma boa distância dos outros veículos e nunca realize ultrapassagens sem necessidade. Lembre-se que você é um organismo sensível no trânsito, com seu corpo exposto a inúmeros riscos que não preocupam quem está sobre quatro rodas.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.