Publicidade

A história de que o CEO da Tesla, Elon Musk, acha que as motos são perigosas é antiga e do conhecimento de todos. Porém, agora seus carros autônomos estão sendo investigados em dois acidentes fatais envolvendo motociclistas nos Estados Unidos! Será que o medo do bilionário era pilotar uma moto ao lado de seus próprios carros? Confira!

Sistema de piloto automático Tesla

Os carros Tesla são, de fato, obras de tecnologia. Não só em quesitos de inovação, como também de performance, se tratando de um carro elétrico. Assim, um dos avanços da marca, exibido com orgulho em diversas campanhas de marketing é o piloto automático.

Um pouco diferente de um piloto automático de aviões, onde o comandante pode deixar a cookpit enquanto a aeronave segue a rota. Nos carros Tesla, existe um sensor de aproximação e mapeamento dos veículos em torno do carro. Dessa forma, ele segue um GPS, atento aos limites de velocidade, mantendo distância dos carros e motos a sua volta – em tese, claro.

Publicidade

No entanto, esse piloto automático nunca foi recomendado de guiar o carro sozinho – ou seja, sem a presença do condutor, para assumir quando preciso. Assim, ele serviria em casos de pista limpa, caso o motorista quisesse ‘descansar’ por alguns instantes.

Carro da Tesla acusado em dois acidentes fatais

A Administração Nacional do Tráfego Rodoviário dos EUA atualmente investiga dois casos de acidentes envolvendo carros Tesla. Ambos os casos ocorreram à noite e atingiram os motociclistas pela traseira. No entanto, a semelhança dos casos continua quando os dois motoristas alegaram que estavam com o piloto automático ativado no momento da colisão.

O primeiro acidente ocorreu no dia sete de julho em Riverside, Califórnia. A princípio, um motociclista a bordo de uma Yamaha V-Star verde seguia pela State Route 91 quando um Tesla Model Y branco atingiu a traseira da moto, que arremessou o piloto para frente.

Publicidade

No segundo caso, no dia 24 de julho, em Draper, Utah. Agora, um motociclista a bordo de uma Harley-Davidson teve o mesmo acidente do caso anterior, porém, com um Tesla Model 3.

 

Ambos os motociclistas morreram ainda no local do acidente. De acordo com o departamento de segurança, os dois motoristas afirmaram que o piloto automático não reduziu a velocidade porque não identificou a moto que estava a frente.

Veja também:

Publicidade

Desde 2016, as autoridades americanas investigaram 19 acidentes fatais envolvendo o piloto automático de carros Tesla. Porém, esses casos se multiplicam ao redor no mundo, todos eles envolvendo falhas no modo de  auto direção.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.