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A Honda apresentou recentemente a nova moto scrambler, a CL 500. Pois bem, agora a marca apresentou a sua irmã menor, a CL 300  – e já falamos sobre essa pequena aqui. No entanto, vale a pena ver mais a fundo alguns detalhes dessa nova Honda 300cc que chama atenção pelo design polêmico!

Nova Honda 300cc scrambler

A CL300 segue o mesmo padrão de design visto na CL 500. Mais do que isso, a pequena nova Honda de 300cc também é uma descendente direta da custom Rebel da marca japonesa. No entanto, a novidade de menor porte é derivada, claro, da versão com menos cilindrada.

Honda CL 300

Honda CL 300 é uma novidade exclusiva para a China, chegando em duas versões

Desta forma, a CL300 tem como base para sua estrutura principal e até para o motor, o mesmo conjunto da Rebel 300. No entanto, a scrambler usa uma subestrutura mais alta, para acomodar o assento plano de peça única.

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Vale lembrar também que a Honda Rebel 300 usa um chassi diferente da CB 300R, uma também curiosa street retrô à venda no exterior. Com isso, a CL é baseada de fato na plataforma da Rebel e não na CB. Como consequência, a altura do assento e a distância ao solo são de 790 mm e 165 mm, respectivamente.

 

Honda 300cc e polêmica no visual

Ou seja, com essa receita a nova Honda 300cc ganhou um visual pouco convencional – e até polêmico. Entre as críticas, está a volumosa saída do escapamento, consumindo grande espaço sob o banco. O assento, bastante estreito, também é alvo de críticas. Além disso, o motor menor deixa espaços em branco em seu entorno. Assim, a moto ficou menos proporcional que a CL 500, por exemplo.

honda 300cc cl 300

Propósito de ‘scrambler moderna’ trouxe algumas particularidades à CL 300, como o escapamento volumoso, o banco curto e o motor pequeno. Diferente da CL 500, aqui alguns componentes acabam parecendo desproporcionais

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Além disso, em países como o Brasil as motos com estilo scrambler ainda são uma novidade para grande parte do público, causando alguma estranheza na maioria. Alguns conhecem esse nicho através dos modelos premium da Triumph, ou mesmo por customizações realizadas sobre outros tipos de motos.

Desta forma, a nova Honda 300cc chama atenção pelo design polêmico! Mas não é só isso. A novidade tem design bastante ímpar, com ares retrô e toques próprios, ou nem tanto… Isso porque, toda a seção dianteira, garfo, farol, quadro e tanque descende diretamente do mesmo visual da custom Rebel.

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Custom Rebel 300 foi a base para a nova scrambler da Honda

O que temos de novo então? Bem, em termos de destaque visual – à primeira vista – apenas o grande conjunto de escape alto na traseira. Detalhe que é assinatura de todas as motos scramblers, seja qual for a marca…

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O que mais ela tem de diferente? 

Apesar da nova Honda 300cc chamar atenção pelo design polêmico, com pouca novidade visual comparada a Rebel, outros detalhes ‘escondidos’ devem ser destacados. A CL tem peso de 172 kg, o que a deixa quase 19 kg mais leve que a Rebel 300.

O motor de ambas as motos é o mesmo, um monocilíndrico de 286 cc com refrigeração líquida produzindo 25,7 cv, com câmbio de 6 velocidades. Mas as rodas de 16 polegadas da Rebel foram substituídas na CL, por uma configuração dianteira de 19” e traseira de 17” – semelhante à Honda CB 500X!

Nova Honda 300cc chama atenção pelo design polêmico e deve ser disponibilizada apenas no mercado da China

Para completar, os pneus têm perfil focado no uso misto, embora seja mais um aprimoramento estético do que para desempenho fora de estrada real. A moto tem anda garfo telescópico e um monoshock nas suspensões. Os freios são a disco e acoplados ao ABS de canal duplo.

 

Nova Honda 300cc virá ao Brasil?

Infelizmente, quem gostou dessa pequena estranha vai ter que ficar só no desejo. Isso porque, a Honda nunca trouxe nenhum modelo da linha Rebel ao Brasil, tampouco sinalizou interesse em disponibilizar as scrambler (CL) por aqui. Ademais, o caso da CL 300 é ainda mais específico. Ela começou suas vendas pela China e ainda será anunciada para mercados como Europa e Estados Unidos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]