Publicidade

Aguardada há meses, a Bajaj chegou ao Brasil no fim do ano passado e já conquistou grande espaço nas discussões e redes sociais. A fabricante indiana começa com uma operação simples, oferecendo ‘apenas’ 3 modelos por aqui e com lojas concentradas basicamente em São Paulo, mas na verdade estamos falando de uma das mais poderosas marcas de motos do mundo. Bora ter uma noção da sua importâcia? Veja essas 5 curiosidades sobre a Bajaj!

1 – Bajaj começou fabricando modelos Vespa

A Bajaj Auto foi fundada em 1945 e inicialmente importava e vendia veículos de duas e três rodas na Índia. Em 1959, a marca obteve a licença do governo do país para também realizar a fabricação… E foi assim que. sob a autorização da italiana Piaggio. passou a produzir scooters Vespa na Índia!

2 – Bajaj Chetak – scooter do passado e futuro

Baseados na parceria com a Piaggio, a Bajaj lançou a Chetak em 1972. O modelo era baseado na italiana Vespa Sprint, mas foi nomeada em homenagem ao lendário cavalo do Grande Guerreiro Indiano Maharana Pratap.

scooter da bajaj

Fabricado desde os anos 1970 e com uma nova geração eletrificada, Chetak faz parte do passado e do futuro da marca indiana

Publicidade

A Chetak foi um meio de transporte acessível para milhões de famílias indianas por décadas, uma vez que ficou no mercado até 2006. Em 2019 a Chetak foi relançada, mas desta vez como uma versão elétrica.

3  – Bajaj também fez carro barato 

Em 2008 a Bajaj se juntou às Renault e Nissan para anunciar um projeto conjunto. A ideia era desenvolver e produzir um modelo de carro ultra compacto, cujo preço final seria de cerca de 2.500 dólares, cerca de R$ 5 mil em conversão direta na época.

além de moto, bajaj faz carro barato

Projeto de carro acessível nasceu junto da parceria com Renault e Nissan. A missão: fazer um carro de apenas 2.500 dólares

Provisoriamente chamado de ULC, o carro de baixo custo foi desenvolvido para disputar mercado com o Tata Nano. Na época, a previsão de chegada do modelo era 2011 e a marca analisava a possibilidade de fabricá-lo no Brasil. Foi um dos primeiros anúncios das pretensões da Bajaj no país, mas acabou não chegando por aqui.

Publicidade

4 – Maior fabricante mundial de riquixás do mundo

A Bajaj é a maior fabricante mundial de riquixás, os populares carrinhos de três rodas vistos da Índia. A marca responde por quase 84% das exportações desse tipo de veículo no país. Entre 2012 e 2013, a empresa vendeu aproximadamente 480.000 desses veículos de três rodas.

Marca oferece um gama de modelos de riquixás

Na Indonésia, os modelos da marca são descritos como “icônicos” e “onipresentes” a ponto de a palavra Bajaj ser sinônimo de riquixás de qualquer tipo. Ou seja, algo como a ‘Gillette’ – quando o nome da marca descreve do tipo de produto.

Veja também:

Publicidade

5 – Bajaj, parceira de marcas como KTM e Kawasaki

Em 1984 a Bajaj Auto assinou seu primeiro contrato de assistência técnica com a Kawasaki. A indiana foi a responsável por expandir a produção e vendas de motocicletas da marca japonesa no mercado local. Parceria reforçada em 2009, com a os indianos realizaram a venda e serviço pós-venda da Kawa.

bajaj é parceira da ktm

Stefan Pierer, da KTM, junto do diretor executivo Rajiv, da Bajaj. Marcas foram parceiras na criação de vários modelos ‘austríacos’, como as Duke 200 e 390

O acordo com a Kawasaki se encerrou somente em 2017, quando as concessionárias da parceria foram posteriormente convertidas em KTM. Isso porque, ainda em 2007, a Bajaj Auto comprou uma participação de 14,5% da KTM. Aliás a fatia indiana veio aumentando gradualmente, alcançado os para 48% de participação até 2020. Também foi dos escritórios da indiana que nasceram muitas KTM de baixa e média cilindrada, como as Duke 200 e 390. Até hoje, as KTM vendidas na Índia são montadas na fábrica da Bajaj.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]