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Com a chegada da Haojue DR 160 FI ao mercado brasileiro, um novo páreo entre as street de 150/160 cilindradas está para surgir. O modelo tem visual agressivo e um conjunto mecânico que promete bom desempenho e economia. Assim, a moto foi destaque no estande da marca chinesa no Salão Duas Rodas, onde compartilhou seu espaço com Suzuki e Kymco.

 

Haojue DR 160 exposta no stand da marca chinesa no Salão Duas Rodas 2019. Modelo estará disponível nas cores vermelho, branco, preto /vermelho, preto /azul e branco/ vermelho

Haojue DR 160 exposta no stand da marca chinesa no Salão Duas Rodas 2019. Modelo estará disponível nas cores vermelho, branco, preto /vermelho, preto /azul e branco/ vermelho

Segundo a Haojue, a DR 160 vai chegar às lojas do Brasil na segunda quinzena de fevereiro do próximo ano. O preço, inclusive, já foi divulgado: R$ 12.295, sem despesas com frete ou seguro. Mas o que mais causa impacto nem é tanto o valor competitivo da etiqueta, mas sim o alto nível dos componentes que equipam o modelo.

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Modelo atraiu a atenção dos visitantes. O que ficou fácil para quem tem suspensão invertida, iluminação full LED, painel digital completo, freios a disco e design agressivo

Modelo atraiu a atenção dos visitantes. O que ficou fácil para quem tem suspensão invertida, iluminação full LED, painel digital completo, freios a disco e design agressivo

Haojue DR 160 pode dar trabalho à CG 160 e Fazer 150

O design agressivo se destaca pela adoção de linhas nítidas e retas – até mesmo em componentes como a carenagem lateral, conceito reforçado pela presença de spoiler no motor. O ar de esportividade está presente, ainda, na traseira ascendente e no banco bipartido.

A proposta esportiva vai além do visual. O modelo é equipado com garfo invertido na dianteira e suspensão monoshock atrás, algo inédito na categoria. Também, o sistema de freios CBS (que distribui parte da frenagem à roda dianteira quando acionado o pedal) é potencializado por discos nas duas rodas, mais uma exclusividade em relação às concorrentes.

Painel digital completo inclui contagiros - exclusividade na categoria

Painel digital completo inclui contagiros – exclusividade na categoria

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E tem mais. O painel de instrumentos é totalmente digital e informa sobre nível de carga da bateria, marcha engatada, odômetro total e dois parciais, relógio de horas, nível de combustível e, ainda, rotação do motor. Para facilitar a visualização mesmo sob luz, o fundo do display é escuro.

A street é pura esportividade, com direito a um grande painel digital e plásticos imitando fibra de carbono

A street é pura esportividade, com direito a um grande painel digital e plásticos imitando fibra de carbono

Vamos fechar a lista de componentes eletrônicos com o belo conjunto de luzes. Farol, lanterna traseira e setas são todos em LED, prometendo ótimo poder de iluminação, além de reforçar o visual moderno e agressivo do modelo.

Promessa: fazer 48 km/litro

O motor da nova Haojue DR 160 é um monocilíndrico, arrefecido a ar, de 162 cm³. Alimentado por injeção eletrônica, ele gera 15 cv de potência e 1,43 kgf.m de torque máximos, a 8.000 e 6.500 rpm, respectivamente. O câmbio é de cinco velocidades.

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A nova DR 160 já está à venda em alguns mercados, especialmente asiáticos. Por lá, seu grande trunfo está relacionado à identidade de 'moto esportiva'

A nova DR 160 já está à venda em alguns mercados, especialmente asiáticos. Por lá, seu grande trunfo está relacionado à identidade de ‘moto esportiva’

De acordo com a marca, o propulsor foi ‘desenvolvido com sistema antivibração e de baixo ruído’ e, mais do que isto, deve fazer médias de consumo de 48 km/litro. Como seu tanque tem capacidade para 12 litros de gasolina, a autonomia seria de aproximadamente 576 quilômetros. Nada mau.

E agora, vale a pema comprar DR 160, CG 160 ou a Fazer 150?

A pretensão da Haojue é clara: ‘incomodar  a concorrência’. E potencial para isso a DR 160 tem de sobra, graças ao conjunto equipado com iluminação full LED, suspensões invertida e monoshok, freios a disco nas duas rodas e painel digital completo, por exemplo. Tudo exclusividade no segmento – raro, aliás, até mesmo entre as 250 cc.

Mas nem tudo será fácil. A chinesa terá de enfrentar um campo dominado pela Honda CG 160 Titan que, mesmo sem possuir os componentes citados acima, tem como aliada a credibilidade que construiu ao longo de 43 anos da família CG no Brasil. Outro páreo, claro, será com a Yamaha Fazer 150, responsável por mais de 24 mil vendas (junto da Factor 150) no ano passado.

Os números são próximos. Fazer 150 custa R$ 11.190 e produz 12,2 cv e 1,3 kgf.m abastecida com gasolina. Já a Titan tem preço sugerido de R$ 11.090 e seu motor desenvolve 14,9 cv e 1,4 kgf.m, também a gasolina. Para lembrar, a DR 160 virá por R$ 12.295, gerando 15 cv e 1,4 kgf.m. Há espaço para todos? Acreditamos que sim. Viva a concorrência!!

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza