O X-ADV é um dos projetos atuais mais interessantes da Honda. Vendido em todo o mundo há alguns anos, agora ele recebeu sua primeira atualização, recebendo aprimoramentos no visual e eletrônica.
Veja também:
- Saiba quais são as diferenças entre moto e scooter
- Scooter: confira quais os modelos mais caros do país
- Maxsym 400: um novo scooter que queremos no Brasil
Novo Honda X-ADV
Assim, passa a contar com quatro modos de pilotagem (Standard, Sport, Rain e Gravel, além de um ‘user’ totalmente customizável) e também com uma tela colorida TFT de 5 polegadas compatível com o Honda Smartphone Voice Control System. Além disso, o controle de tração (HSTC) agora tem três – ao invés de dois – níveis.
No design as novidades ficam a cargo do novo conjunto óptico, que incorpora indicador de luz diúrna (DLR), assim como pelo novo formato do para-brisa regulável. Já as linhas das carenagens mantiveram a mesma identidade visual mas, um pouco mais finas, conferem mais agressividade ao scooter. Atras da carenagem frontal há um novo porta-objetos, com 1,2 litro de capacidade.
O conjunto mecânico teve alterações mais sutis. O chassi, por exemplo, perdeu 1 kg e preservou sua estrutura diamond. Já o motor é o mesmo bicilíndrico arrefecido a líquido de 745 cm³ que conhecemos. Porém, atualizado para atender novas regras de emissões, ele entrega um pouco mais de potência, passando dos 54 ao 58 cv a 6.750 rpm. Já o torque permaneceu praticamente intalterado, de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.
Outra característica mantida mas repaginada é o câmbio. Segue o sistema DCT de dupla embreagem e seis marchas, mas agora com as três primeiras velocidades mais curtas e as demais alongadas, visando gerar mais conforto em viagens. O compartimento sob o assento, a tomada 12v, o freio ABS comutável, entre outras especificações, também foram preservadas.
Preço e venda no Brasil
O primeiro país a receber o X-ADV atualizado foi a Malásia. Por lá ele está à venda por 67.799 ringgit malaios, o que equivale a aproximadamente R$ 88.500 em conversão direta. Como há apenas uma versão em produção e a ‘nossa’ X-ADV é importada do oriente, a novidade deve vir ao Brasil em breve. Até lá a geração anterior segue nas lojas, atualmente com preço sugerido de R$ 71.040.