A Honda CB 450 chegou ao mercado brasileiro em 1983. O modelo era uma evolução da já conhecida CB 400 e oferecida nas versões Esporte e Custom.
- Tem uma Honda CB 450 na garagem? Opine no nosso Guia de Motos
- CB 450 DX: relembre o último teste do modelo (com ficha técnica)
- Relembre a história da Honda CB 750 no Brasil

Honda CB 450 Custom e Esporte
Em agosto de 1983 o mercado de motos recebia uma novidade, a CB 400 teve sua cilindrada aumentada para 447 cm³ e ganhou um pequeno radiador de óleo para ajudar na refrigeração. Assim, sua potência máxima subia para 43,3 cv e o torque para 4,3 kgmf a 6.500 rpm. Nascia aí a 450 cc.
Mais do que uma simples melhoria na motorização, a CB mudou também de visual, recebendo farol e painel de instrumentos quadrados, tendência na época. A rabeta ficou mais aerodinâmica e a lanterna traseira maior. Além disso, os espelhos agora eram em plástico.
Na versão Custom a CB tinha acabamento cromado, guidão mais alto e rabeta com lanterna e alça do garupa em um design integrado. Para destaque, os logotipos e rodas recebiam acabamentos em dourado. Assim, a Custom remetia ao visual clássico norte-americano.
Lançada no mesmo ano, a variação Esporte bebia mais do design europeu. O destaque era a pequena carenagem do farol e o conjunto contava com freio dianteiro com duplo disco e traseiro com um enorme disco simples.
Honda CB 450 Nelson Piquet e CB 450 TR
A Honda ofereceu uma versão limitada da CB 450 Esporte, a Nelson Piquet. O modelo, lançado entre maio e junho de 1986, chegava nas cores da equipe Williams de Fórmula 1. Já o motor, rodas e suspensões recebiam acabamento em preto semi-fosco. As motos eram numeradas e acompanhadas de uma réplica do capacete do então bicampeão mundial de Fórmula 1.
Também em 1986, a Honda substituiu as Custom e Esporte, de uma só vez, pela versão TR. O modelo era mais simples, com o guidão alto da Custom e alça de apoio da Esporte. Já no nos freios a motocicleta tinha um disco simples na dianteira e tambor na traseira.
Honda CB 450 DX
Depois da simplificação, em novembro de 1987 a Honda voltou a equipar a CB 450. Assim, a fabricante substitui a TR pela DX e o modelo volta a ter freio dianteiro com duplo disco e traseiro com disco simples.
Na estética, a motocicleta tinha pintura e grafismos semelhantes aos da CBX 750 F. A DX ficou 8 anos no mercado, saindo de linha em 1994, no momento de abertura das importações no país. A CB 450 foi substituída anos depois pela CB 500, mais moderna.
Pontos positivos
O primeiro ponto positivo da CB 450 é o seu motor com bom torque, sendo possível viajar confortavelmente com garupa. A experiência em rodovias também é favorecida pela boa estabilidade (aos padrões da época). Não devemos esquecer do ronco, característico, que acelera a memória de muitos.
O banco da CB esbanja conforto. Largo e macio, era uma poltrona aos motociclistas da década. O painel é totalmente analógico, mas bastante completo, com marcador de combustível, item raro nos anos 1980. Tudo isso, claro, com um visual que já é clássico e chama atenção no trânsito.
Pontos negativos
Como toda motocicleta de época, deve-se ter atenção redobrada aos freios. Se para os anos 80 o conjunto era bem aceito e seguro, o mesmo não pode ser dito nos dias atuais – especialmente na versão TR, com freio a tambor na traseira.
Alimentação por carburador, aliás um par de carburadores, pode dar dor de cabeça quando não regulados corretamente. Se não bem ajustados, a faixa de consumo, que já não é muito satisfatória, fica ainda pior. A média da CB 450 é de 19,8 km/litro, com a melhor marca registrada sendo de 26,3 km/litro. O porém: estes números são de seu teste lá nos anos 80, com uma moto com baixa quilometragem, e a apenas 40 km/h constante.
Honda CB 450 vale a pena?
Assim como grande parte das motos antigas, encontrar peças originais pode ser tarefa difícil. Além disso, fique atento aos anos e versões da CB.
Em um clássico nacional, a demanda de procura e disposição dos donos da relíquia ditam os valores de mercado. Entretanto, vamos avaliar como seriam os preços, se praticados pela tabela FIPE.
No modelo mais antigo citado pela Tabela, a DX, as motos 1990 têm valor médio de R$ 6.844,00. Já o preço médio de uma 1994 é de R$ 9.521,00. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CB 450, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Honda CB 450 |
|
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros |
Cilindrada | 447 cm³ |
Arrefecimento | Ar |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 43.30 cv a 8.500 rpm |
Torque Máximo: | 4.30 kgf.m a 6.500 rpm |
Alimentação: | Carburada |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 6 marchas |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Telescópica, curso 140 mm |
Suspensão traseira: | Duplo amortecedor, curso 97 mm |
Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 3.60-S19 PR |
Pneu Traseiro: | 4.10-S18 PR |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 177 kg |
Comprimento: | 2070 mm |
Largura: | 845 mm |
Altura do Banco: | 795 mm |
Distância entre Eixos: | 1395 mm |
Capacidade do tanque: | 17 litros |
Preço (FIPE, dezembro de 2020) | |
1990: | R$ 6.844,00 |
1994: | R$ 9.521,00 |