Olhar para as novas gerações de pilotos e enxergar os futuros campeões nacionais e internacionais de motovelocidade. Essa visão, compartilhada por Honda, Estrella Galicia 0,0, e a Alex Barros Racing, levou as marcas a iniciarem, em 2014, um projeto de formação de pilotos nas categorias de base que, pouco depois, rendeu troféus e exportou jovens pilotos para outras categorias do esporte.
Os novos talentos do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros vêm ocupando as primeiras colocações do ranking na temporada 2015 da categoria GPR250 da Moto1000GP e reafirmando o sucesso do programa de formação de pilotos apoiado pelas marcas.
Para o chefe da equipe e piloto, Alexandre Barros, quando montou sua equipe, em 2012, já havia o desejo de realizar projetos relacionados às categorias de base da motovelocidade nacional e contribuir com a formação de novos pilotos. “A Estrella Galicia 0,0 já tem um projeto parecido na Europa e, quando eles me procuraram, iniciamos este programa inédito no Brasil, totalmente focado no incentivo e formação de jovens pilotos brasileiros”, afirma Barros.
Um dos diferenciais do projeto é a possibilidade de intercâmbio com as equipes de Estrella Galicia 0,0 na Europa. Os pilotos com melhores desempenhos durante o campeonato GRP 250 passam por um processo de seleção e o aprovado embarca para a Espanha onde será treinado, passará por diversas fases até integrar a equipe de Moto 3, no time do Emílio Alzamora, e competir em circuitos da Europa. Um dos pilotos que participaram do projeto em 2014 no Brasil (Lucas Torres), já está correndo na Espanha, conhecendo as pistas internacionais e o nível técnico da competição. Neste período, o piloto tem o acompanhamento e suporte da equipe de Alex Barros.
“A Honda aposta e acredita nas categorias de formação de novos pilotos, os futuros campeões. Temos essa parceria com a Estrella Galicia e equipe do Alexandre Barros e também com várias categorias, como a Honda Junior Cup, do Superbike Brasil, onde crianças podem ter a experiência de correr a partir dos 8 anos de idade com a CG 150 Titan. E a partir de 2016 teremos mais uma evolução, com a CG 160 Titan totalmente estilizada e com um novo motor”, afirmou Alexandre Cury, diretor comercial da Honda.
“Tem sido um trabalho muito prazeroso, que sabemos ser de longo prazo, e que trará bons frutos ao esporte do nosso país, e quem sabe termos um campeão mundial no futuro”, completa Barros.