Publicidade

O scooter Forza 300 virá ao Brasil e, portanto, sua chegada ao país é apenas uma questão de ‘quando’ e não de ‘e se’. Assim, a informação foi confirmada pela fabricante ao afirmar que ‘a Forza faz parte dos planos da Honda’, ao Motonline, nesta semana.

Além disso, o novo scooter deve vir acompanhado do pequeno ADV 150, irmão aventureiro do sucesso PCX. Os dois modelos foram expostos pela Honda no Salão Duas Rodas 2019 com o objetivo de mensurar como o consumidor brasileiro reagia aos produtos. Pelo visto, o retorno foi positivo.

Honda Forza 300 é conhecido na Europa desde 2018 e já deveria ser nosso também, aliás

 

Publicidade

Novo scooter Honda: quando

Porém, por mais estruturado que o planejamento da marca pudesse ser ele não teria como prever uma pandemia. Desse modo, o coronavírus forçou a Honda a adotar um novo caminho, adiando para um futuro breve (e com datas ainda a confirmar) o lançamento do novo Forza no Brasil.

Modelo em exposição durante o Salão Duas Rodas 2019

Dessa forma, a Honda afirmou que “o mercado de duas rodas passará por uma nova reestruturação que visa inicialmente a retomada do mercado interno e a sustentabilidade da produção local. Neste momento, ainda é cedo para falarmos em novos modelos. O atual momento requer replanejamento, afim de se retomar a procura no mercado interno”, atráves de sua assessoria.

ADV 150 também está nos planos para o Brasil. Porém, chegada do 'irmão aventureiro do PCX' foi adiada em virtude do coronavírus

ADV 150 também está nos planos para o Brasil. Porém, chegada do ‘irmão aventureiro do PCX’ foi adiada em virtude do coronavírus

Publicidade

Forza 300 ou Forza 350, qual virá ao Brasil?

Recentemente, o assunto teve uma atualização – literalmente. Isso porque a Honda apresentou o novo Forza 350, na Tailândia, nesta semana. Então, isso fez surgir a dúvida de qual scooter virá ao Brasil, se o Forza 300 ou o 350, atualizado.

Forza 350 recebeu, basicamente, atualizações no motor

Sobre isso a resposta da Honda não foi taxativa, mas nós cremos que o Brasil terá o 350 rodando por suas ruas e avenidas – mas que fique claro que é uma interpretação e não informação oficial. Até porque com o novo cenário a fabricante terá mais tempo para ajustar o projeto ao nosso mercado. Veremos.

Forza 350 foi apresentado nesta semana, na Tailândia. Assim, ainda não se sabe qual versão virá ao Brasil

Forza 350 foi apresentado nesta semana, na Tailândia. Assim, ainda não se sabe qual versão virá ao Brasil

Publicidade

Sobre o Forza 300

Portanto, lançado no início de 2018 na Europa, o Honda Forza 300 chegou com design arrojado e bem equipado, diga-se de passagem. Desta forma, o scooter trouxe itens como controle de tração e para-brisa eletronicamente ajustável.

Além disso, outro destaque é o painel. Com mostradores analógicos e uma tela digital ao centro, ele possui computador de bordo, com funções como consumo instantâneo e autonomia. Ainda, fazem parte do pacote os faróis de LED e a Smart Key – que permite dar a partida sem precisar tirar a chave do bolso.

Completo, painel une mostradores digitais e analógicos

Já a praticidade é favorecida por tomada 12v e pelo amplo compartimento sob o assento, capaz de levar dois capacetes integrais com folga. Ainda, há aro de 14 polegadas na traseira, com pneu 140/70, e de 15 polegadas na frente, calçando pneu 120/70.

Mesmo motor do SH 300i

Assim, as semelhanças do Forza 300 com o SH300i nacional não param no Smart Key, afinal ambos utilizam basicamente o mesmo conjunto mecânico. Deste modo, os modelos adotam o motor monocilíndrico de 279 cm³, que gera 25 cv a 7.000 rpm, equipado com câmbio CVT.

Apesar da base mecânica e itens de série, Honda SH 300i nunca foi um sucesso de vendas no Brasil

Entretanto, existe uma pequena diferença no torque (provavelmente fruto da questão de ajuste à gasolina que contém etanol no Brasil), fazendo com que o Forza 300 renda 2,72 kgfm a 5.750 rpm, enquanto o SH 300i oferece 2,70 kgfm a 5.000 rpm.

O que muda no Forza 350

Pelo pouco já divulgado pela divisão tailandesa da Honda, as atualizações do Forza se concentraram basicamente no motor. Assim, o propulsor foi desenvolvido para atender às normas do Euro5 e preserva a mesma arquitetura do antecessor, mas com tamanho ampliado 330 cm³.

Segundo a Honda local, consumo do Forza 350 é de aproximadamente 31 km/litro

Os números de potência não foram informados, nem como naturais alterações nos dados sobre torque. Entretanto, claro, é aguardado um pequeno crescimento nos dois indicadores. Já sobre consumo, a companhia afirmou que ele percorre, em média 31 km/litro.

Honda Forza 300 ou Yamaha XMax

No Brasil, o Forza 300 irá encarar um segmento em crescimento e que se destaca por apresentar boas opções ao consumidor. Vale lembrar que a Yamaha também está de olho nele, tanto que lançou por aqui o XMAX 250, no início deste ano.

De olho no crescimento dos scooter, Yamaha trouxe ao Brasil o XMAX 250. Apesar de sofrer críticas por não apresentar o modelo de 300 cilindradas, está liderando o segmento

De fato, este é um nicho bastante interessante, formado por motociclistas que buscam um veículo para o trânsito urbano e desejam unir todas as comodidades de um scooter (como câmbio automático e uma infinidade de porta-trecos) com potência acima da encontra nos modelos menores, de 125 ou até 160 cilindradas.

Líder de vendas em 2019, Dafra Citycom é o atual segundo colocado. Além disso, em 2020 ele recebeu a variação HD 300, com mesma base mecânica e visual exclusivo

 

Desse modo, o XMax tomou a liderança no segmento, emplacando 551 unidades no primeiro semestre desse atípico ano. O Dafra Citycom, líder de 2019 com 1.232 motos, segue o Yamaha de perto, vendendo 504 unidades nesse semestre. O SH 300i aparece em terceiro lugar, com 238 novas motos nas ruas. Agora, só falta o Forza.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza