Publicidade

A onda dos veículos elétricos segue crescendo – até mesmo no Brasil, onde o maior banco público do país abriu uma linha de crédito específica para eletrificados. Diante de todas as movimentações, muitos se perguntam: mas e o scooter elétrico Honda, cadê?

Por enquanto, a maior fabricante de motos do país (e do mundo) ainda não oferece nenhuma opção movida a bateria por aqui. Mas em sua terra natal a Honda oferece a série BENLY e. Trata-se de uma linha de modelos de scooters elétricos para uso comercial, no Japão. Essa curiosa gama foi desenvolvida com o conceito de praticidade para serviços de entregas diárias, confira.

benly e, o Scooter elétrico Honda

Linha de scooters elétricos nasceu dedicada para o trabalho de entregas

Scooter elétrico Honda

Os modelos BENLY-e foram desenvolvidos como scooters elétricos de uso comercial. Ou seja, nasceram com a missão de encarar vários serviços de coleta e entregas, como jornais e encomendas. São mais preocupados com a funcionalidade do que com o design.

Publicidade

Para isso, os modelos têm bagageiro traseiro grande e plano, que facilita o carregamento de itens. Uma função de assistência à ré foi adotada também, para aumentar a conveniência do usuário.

A linha BENLY possui quatro modelos no Japão. O BENLY e I é classificado como equivalente a motocicletas com cilindrada inferior ou igual a 50 cc – ou motor elétrico com potência nominal inferior a 0,6 kW.

Scooter elétrico Honda para delivery no japao

Linha PRO conta com detalhes adicionais do cesto a protetores de mão

Já o BENLY e II é classificado como um modelo de cilindrada entre 50cc a 125cc – ou motor elétrico com potência nominal inferior a 1,0 kW. Enquanto isso, os BENLY e I Pro e BENLY e II Pro têm o acréscimo de um amplo cesto dianteiro e protetores de mão.

Publicidade

Veja também:

Motorização elétrica

Os modelos BENLY e são equipados com um sistema elétrico de 96V que conecta duas baterias Mobile Mobile Power Pack (MPPs) de 48V de alta densidade de íons de lítio. É a alimentação padrão quando o assunto é scooter elétrico Honda.

bateria do Scooter elétrico Honda

Modelos contam com duas baterias Mobile Mobile Power Pack

Para carregar as baterias, basta desconectar as unidades MPPs do scooter e conectá-las individualmente ao carregador conectado a uma tomada externa. De um estado completamente descarregado, as MPP podem ser totalmente carregadas em aproximadamente 4 horas.

Publicidade

BENLY e I e BENLY e I Pro têm autonomia estimada por carga de 87 km (rodando a 30 km/h em uma estrada plana). Já os modelos BENLY e II e BENLY e II Pro atingem 43 km (conduzidos a 60 km/h em uma estrada plana).

Mas e o preço? No Japão, a série BENLY parte do preço divulgado de 363 ienes – cerca de R$ 13.500 em conversão direta – sendo destinado a empresas. Ainda não há previsão de quando teremos um scooter elétrico Honda no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]