Publicidade

Jean Azevedo é um dos maiores, senão o maior, nome do rali brasileiro. Afinal, são 10 títulos Brasileiros de Rally Cross Country e 7x campeão dos Sertões, além de vitórias no Dakar. Assim, tantas conquistas sob duas rodas fariam com que o piloto buscasse novos desafios, no mesmo terreno, mas dessa vez com um UTV.

Jean Azevedo decidiu se aventurar nos UTVs, ou seja, saindo das motos no rali para agora testar suas habilidades com o volante. O piloto, inclusive, comentou sobre essa mudança e o que lhe motivou a migrar para os UTVs.

Jean Azevedo a bordo de sua moto no rali dos Sertões

Piloto multicampeão nas motos decide migrar para o UTV

“Foram muitos anos competindo nas motos, com um intervalo pequeno nos carros. Construí a maior parte da minha carreira nas motos. Agora são novos desafios e uma motivação imensa para aprender sobre essa nova categoria que está em uma evolução enorme nos últimos anos”, disse Jean.

Publicidade
Jean Azevedo honda

Jean Azevedo soma mais de 80 títulos nacionais e internacionas com motos no rali

Jean Azevedo de UTV

O piloto já fez sua estreia na nova categoria e mostrou intimidade com o novo veículo. Durante três dias, participou da primeira (de três) etapas do Rally Cross Country Brasil, no Rally Minas, que em Araxá. No entanto, o piloto teve alguns problemas logo no primeiro dia, com um pneu furado e todo o processo de adaptação, que lhe rendeu um p12. Jean Azevedo publicou em suas redes sociais como foram cada um dos dias na competição.

uTV

Jean Azevedo a bordo do UTV. Foto: Nelson Santos Jr

Já no segundo dia, mais habituado ao veículo, sob muita chuva em Minas Gerais, Jean conseguiu evoluir e terminar o dia com um p7, e na última etapa, mais uma boa exibição que lhe rendeu um p7 geral. Portanto, um bom início para o multicampeão, agora correndo sob quatro rodas no off-road brasileiro.

Publicidade
 UTV

Piloto esteve na primeira edição do Cross Country Brasil na categoria de UTV. Foto: Nelson Santos Jr

Jean Azevedo e Bieffe, parceria de longa data

Embora, a mudança de categoria, diversos patrocinadores decidiram apoiar Jean Azevedo nessa nova etapa de sua carreira. A Bieffe embarcou nessa nova aventura com o piloto, que há décadas usa capacetes da marca.

A empresa também comentou sobre essa nova etapa da parceria com o piloto: “Temos uma parceria incrível com o Jean. Mais de 20 anos acompanhando toda a ascensão dele e não poderíamos deixar de apoiá-lo em mais este desafio, que temos certeza será espetacular”, disse Mariela Neves, coordenadora de Marketing da Bieffe.

 

Publicidade

Veja também:

A categoria de UTV no rali

Os UTVs (Utility Task Vehicle, veículo utilitário multitarefas) são curiosos. Tal qual nos carros podem ter dois ocupantes, mas possuem longas e poderosas suspensões, além de serem muito mais leves. Já os motores, que queimam gasolina em altíssimas rotações, lembram as motos esportivas. Uma categoria muito eletrizante e que virou febre no mundo off road, afinal é mais divertida (e muito mais barata) que os carros, muito mais rápida que os quadriciclos e mais segura que as motos.

 

UTV no rali

UTV no Rally Dakar. Foto: José Mario Dias

Por fim, a referência do Brasil nessa categoria de UTVs é Reinaldo Varela, campeão mundial de UTV no Cross Country e primeiro vencedor do Dakar na categoria. O próprio piloto definiu o UTV como um quadriciclo, onde o piloto sente a mesma sensação de liberdade e agilidade, só que sentado em um cockpit de carro, com toda a proteção e segurança.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.