Mais de 40 anos atrás nasceu uma das motos que mudaram o mundo: a BMW R 80 GS. O modelo foi o ponto de partida para as atuais cobiçadas big trail, especialmente da marca alemã. Confira como toda essa história começou: nas areias do rali mais famoso do planeta!
R 80 GS, a primeira big trail
Ainda no final da década de 70, Karl Heinz Gerlinger decidiu apostar em colocar a BMW em um novo nicho, o fora de estrada. Desta forma, foi montada uma equipe com experiência na lama e liderada pelo engenheiro de motores Laszlo Peres, preparador da marca alemã.
A missão era clara: enfrentar as badaladas e triunfantes monocilíndricas japonesas, como a XT 500! Depois de quase um ano de trabalho nasceu a BMW R 80 G/S. Construída como uma verdadeira moto de uso misto, a sigla G e S em destaque significava Gelände/Straße – terra/estrada, em alemão.
Foi a primeira moto de produção com roda traseira sustentada por um braço oscilante monobraço. Um mecanismo de suspensão batizado de monolever pela BMW e que teve que convencer os céticos quanto a sua rigidez.
No final das contas, o monolever se mostrou mais leve, mais resistente e prático para a remoção da roda. Além disso, a BMW R 80 GS era equipada com o famoso motor boxer (bicilíndrico) de 797,5 cc, despejando 50 cv a 6.500 rpm e torque de 5,67 kgf.m a 4.000 rpm.
Era o suficiente para uma velocidade máxima de 170 km/h, no conjunto que pesava apenas 186 kg. A moto ainda tinha freios Brembo (com disco de 260 mm na frente e tambor atrás) e pneus Metzeler. Além das suspensões de longo curso, com 170 mm no monolever e 200 mm na dianteira.
A mídia especializada da época não sabia muito bem como se referir à nova BMW. Era uma aventureira, mas grande demais para ser chamada de trail como as japonesas. Não sabiam eles que estavam diante da primeira big trail da história,
Sucesso no Dakar
Como era um produto inovador, a R 80 G/S precisava mostrar seu potencial. E a BMW logo providenciou uma prova de fogo para seu lançamento, mostrando que a big trail era podia superar qualquer desafio. A inscreveu no Rally Paris-Dakar. A moto estreou na competição ainda em seu ano de lançamento, 1979, obtendo o segundo lugar nas mãos do francês Jean-Claude ‘Fenouil’ Morellet.
Em 1981 veio o primeiro título, com o francês Hubert Auriol e uma GS original de fábrica. Em 83 ele repetiu o feito, mas agora com uma moto preparada para 980 cc e 70 cv. Já em 84 teve dobradinha da GS, com o belga Gaston Rahier em primeiro e Auriol em segundo.
No ano seguinte, Gaston garantiu a quarta conquista da R 80. Ao todo, a motocicleta conquistou 4 troféus de primeiro lugar, cinco de segundo e um de terceiro no maior rali do mundo!
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Nasce a big trail
Em 1984, a BMW lança a edição Dakar da GS, equipada com barras de proteção, assento único, bagageiro e pneus Michelin de uso misto. Além disso, o modelo ostentava um enorme tanque de combustível de 32 litros, tornando a moto capaz de percorrer grandes distâncias.
Enquanto que em 1986, a R 80 G/S ganhou a companhia do modelo R 100 GS, que tinha um motor de 980 cc e uma suspensão atualizada chamada paralever.
A partir dessa época, a R 80 ganhou opções de para-lamas dianteiros desenvolvidos em túnel de vento, assento maior, bateria maior e uma placa de liga metálica embaixo do chassis para proteção para o cárter e coletor de escape.
A produção da BMW R 80 G/S se encerrou em 1987, quando foi sucedida pela pequena R 65 GS. No entanto, a semente da precursora GS já estava plantada no mercado! A partir daí a ideia e necessidade de uma grande moto de aventura – big trail – era um desejo dos motociclistas.