Publicidade

Se 2022 foi o ano dos argentinos na Copa do Mundo, 2023 parece repetir a dose, mas dessa vez sobre duas rodas! O piloto argentino Kevin Benavides, de 34 anos, venceu o Dakar 2023, considerado o rali mais desafiador do mundo. O título veio na categoria motos, pela segunda vez (em 2021 com Honda, agora de KTM) e também coroa a Red Bull, que vem investindo pesado em competições de automobilismo.

Argentina no topo do Dakar 2023

Kevin Benavides, nascido em Salta, é único sul-americano campeão da maior competição de off-road do planeta. O Dakar 2023 ocorreu na Arábia Saudita, há poucas centenas de quilômetros do Catar, onde a Argentina venceu a Copa, no mês passado. Dessa forma, o palco da felicidade azul celeste é o Oriente Médio.

piloto Kevin Benavides

Kevin Benavides, de 34 anos, é bicampeão do rali Dakar

Assim como todo bom Argentino, a vitória veio de forma dramática. Benavides terminou na primeira colocação com apenas 43 segundos à frente do australiano Toby Price, seu companheiro de equipe. Esse desempenho confirma também o domínio da Red Bull, uma dobradinha com dois pilotos isolados. Uma vez que, o terceiro colocado, Skyler Howes (Husqvarna), cruzou a linha com uma desvantagem de mais de cinco minutos.

Publicidade
Dakar

Dunas da Arábia Saudita foram mais uma vez o palco da maior competição de off-road do planeta

Ao decorrer das 14 etapas do Dakar 2023 Kevin Benevides foi o mais consistente. O piloto terminou entre os dez primeiros colocados e todas elas e agora adiciona mais um título da competição à sua prateleira que já conta com a edição de 2021. Segundo título por duas fabricantes diferentes, visto que estava a bordo da Honda em sua primeira conquista.

“Eu trabalhei tanto para isso. O rali deste ano foi um dos mais acirrados de todos os tempos e não houve um único dia em que você pudesse se dar ao luxo de relaxar. Eu não teria conseguido sem o apoio da minha equipe, de toda a minha família e amigos. Vai demorar um pouco para assimilar, não consigo descrever esse sentimento agora.” Disse o campeão das motos no Dakar 2023. 

Dakar 2023

Publicidade

Veja também:

Dakar 2023: união entre KTM e Red Bull

Não é nenhuma novidade que a Red Bull caminha a passos largos em diversas competições de automobilismo. A equipe que atualmente domina a Fórmula 1 e também sobra no Dakar tem uma fórmula bem simples para todo esse sucesso: investimento financeiro!

A estratégia não contempla apenas na contratação de bons pilotos, mas também nos melhores profissionais para compor a equipe. Além disso, a empresa de energéticos, que não conta com uma fábrica própria de carros ou motos, faz questão de se juntar a fabricantes de peso. No caso dos ralis, as KTM brilham há um bom tempo. Antes dos títulos pós 2020 na Arábia, vieram 18 conquistas (em 18 ocasiões) na América do Sul.

Dakar 2023

Benavides comemora o título junto à equipe no Dakar 2023

“O que aconteceu foi basicamente uma corrida de motocross de 130 quilômetros. Ambos os pilotos fizeram um trabalho incrível e, embora só possa haver um vencedor, estou muito orgulhoso de ambos, pois a pressão estava realmente forte hoje. A KTM agora tem 19 vitórias na corrida offroad mais difícil do mundo, mas não vamos parar por aí”, disse Pit Beirer, diretor da KTM Motorsports.

Publicidade

Classificação final do Dakar 2023

1. Kevin Benavides (ARG), KTM, 44:27:20
2. Toby Price (AUS), KTM, 44:28:03 +0:43
3. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 44:32:24 +5:04
4. Pablo Quintanilla (CHI), Honda, 44:46:22 +19:02
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 44:47: 50 +20:30

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.