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Esta notícia é mais uma uma da série ‘as especulações se confirmaram’. A KTM assegurou para o Brasil a nova geração da 390 DUKE, vendida em outros mercados desde o início do ano, como modelo 2018. A moto é a atração principal da marca austríaca no Salão Duas Rodas, que está acontecendo nesta semana em São Paulo. Contudo, uma curiosidade: a irmã menor, a 200 DUKE, não foi atualizada, mantendo o layout e especificações técnicas do modelo 2015.

Confirmando especulações, KTM 390 DUKE chegará ao Brasil nos próximos meses. Preço ainda não está definido

Confirmando especulações, KTM 390 DUKE chegará ao Brasil nos próximos meses. Preço ainda não está definido

Como já dissemos quando a história da vinda do novo modelo começou a dar indícios, definitivamente, a 390 DUKE em questão é uma nova motocicleta. Chassis, suspensão, conjunto de iluminação, painel de instrumentos, freios, tanque… tudo mudou. Quase tudo. O motor é o mesmo monocilíndrico de 373 cc que gera 44 cv, mas agora trabalha melhor em giros mais baixos. Por isso, a potência máxima é atingida aos 7000 rpm (antes era aos 7500 rpm) e o torque também cresceu: de 3,57 a 7.250 rpm para 3,77 kgf.m a 7.000 rpm.

Nova KTM 390 DUKE: o que já era bom, melhorou

Na ferrenha disputa entre as ‘nakeds premium’ na casa das 300 cc há várias e interessantíssimas opções, com cada moto apresentando diferenciais únicos. Uma é mais confortável, outra mais progressiva, uma terceira mais completa e talvez uma quarta seja mais econômica ou tenha uma melhor relação custo e benefício, mas uma coisa é certa: nenhuma oferece tanta diversão quanto a 390 DUKE. Com seu motor monocilíndrico e torque acima das concorrentes, ela foi construída para ser uma ‘fun bike’, atendendo ao conceito ‘Ready to Race’ (pronta para correr) da KTM, despejando potência ao mínimo toque no acelerador e empurrando a motocicleta com força desde as primeiras rotações.

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KTM 390 DUKE 2018: uma nova moto

KTM 390 DUKE 2018: uma nova moto

Design da nova 390 deriva da musculosa KTM 1290 SUPERDUKE, também exposta no Salão Duas Rodas

Design da nova 390 deriva da musculosa KTM 1290 SUPERDUKE, também exposta no Salão Duas Rodas

A irmã menor 200 DUKE segue com o modelo antigo, diferente do que há na Europa

A irmã menor 200 DUKE segue com o modelo antigo, diferente do que há na Europa

A nova KTM 390 Duke traz uma série melhorias em relação ao modelo anterior. O visual (como sempre dividindo opiniões) é ainda mais agressivo e inspirado nas motos maiores da marca, como a street fighter KTM 1290 Superduke ou a nova KTM 790 DUKE, apresentada no Salão de Milão (o EICMA), na semana passada. O painel de instrumentos também é maior e de melhor visualização, assim como o conjunto de iluminação, totalmente em LED. Os freios contam com disco maior na traseira (de 300 para 320 mm), e as suspensões e chassi (novamente em treliça) também são inéditos. O assento está mais alto, distante 830 mm do solo, e o tanque passou de 11 para 13,5 litros. Todas estas mudanças, porém, pesaram na balança. Com 163 kg (contando fluídos), a moto está 9 kg mais pesada que sua versão anterior.

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Modelo foi apresentado no Salão de Milão do ano passado e vendido na Europa desde o início de 2017

Modelo foi apresentado no Salão de Milão do ano passado e vendido na Europa desde o início de 2017

Com todos estes aparatos, a KTM quer melhorar os números de venda no segmento. Mais do que isto, quer fazer frente a Yamaha MT-03 (com nova versão), Kawasaki Z300, BMW G 310 R e até mesmo Honda CB500F (dependendo de suas condições de preço). Há, ainda a nova Dafra Next 300 que pode causar mais um movimento no mercado e roubar algumas vendas de motociclistas com disponibilidade financeira um pouco menor. A nova 390 DUKE tem previsão de chegar às lojas no primeiro semestre de 2018, mas ainda sem preços definidos.

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza