Publicidade

A KTM apresentou a nova Duke 390 2024 nesta semana na Europa. O modelo marca a terceira geração da famosa naked e promete ainda mais da característica agressividade, destacada pelo visual inspirado na grande Duke 1290. Além disso, o motor cresceu e há recursos eletrônicos inéditos. Veja tudo o que ela tem a oferecer.

Nova Duke 390, 2024

O motor da Duke 390 ainda é o monocilíndrico refrigerado a liquido, chamado LC4c. No entanto, o volume do motor aumentou de 373 para 399 centímetros cúbicos – devido ao aumento do curso de 60 para 64 milímetros, embora o diâmetro permaneça em 89 milímetros.

Assim, a KTM ganhou um cv e agora entrega 45 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm. Quando se trata de torque, a Duke 390 teve um aumento também, com torque máximo de 3.9 kgf.m, disponível a 7.000 rpm. Isso para mover apenas 165 kg, peso da moto já completamente abastecida.

Publicidade

Outro chamariz para o 390 Duke está no novo chassi. A moto teve o assento rebaixado de 830 para 820 milímetros. Além disso, uma altura de assento de 800 milímetros é um opcional. Outro detalhe é que as ventoinhas da nova Duke são menores, assim se encaixam melhor na moto.

Ainda sobre o design ousado e agressivo da KTM, ela teve seu tanque posicionado mais para baixo e ficando mais longo. Aliás, o tanque de aço agora tem 15 em vez de 13,4 litros. Enquanto isso, o farol de LED foi completamente redesenhado, inspirado na poderosa KTM 1290 Super Duke.

nova ktm 390 duke 2024

Nova 390 Duke passou de 373 cc para 399 cilindradas! Assim, ganhou potência e torque

Veja também:

Publicidade

ABS de curvas, tela TFT, controles de estabilidade e largada

O pacote eletrônico também recebeu upgrades interessantes. A nova KTM 390 Duke usa freios Supermoto ABS, adaptados para curvas e que permitem deslizar sobre a roda traseira. O controle de tração também está a bordo, assim como o inédito controle de largada.

Aliás, todas as funções e exibições são vistas em uma nova tela TFT diagonal de 5 polegadas (12,7 cm) de série com conectividade. No painel são vistos os modos de pilotagem selecionáveis ​​”Street” e “Rain”.

390 Duke

Modelo ganhou repaginada total em seu conjunto

Além disso, o display TFT tem o modo de exibição de pista. Todo o novo sistema é ligado ao MSC, o controle de estabilidade fornecido pela Bosch, que é sensível aos ângulos de inclinação (Boch 9.3 MP TC com MSC). Já o sistema quickshifter é um opcional, mas as setas automáticas são padrão, assim como todo o sistema de iluminação de LED.

Publicidade

Preço da nova KTM 390 Duke 2024

A nova KTM Duke 390 2024 chega em duas opções de cores, uma versão quase toda na cor laranja e outra em cinza azulado. O preço ainda não foi revelado, mas na Europa deve ficar acima da casa dos 6.099 euros – cerca de R$ 32 mil em conversão direta. A divisão da marca no país ainda não revelou quando a nova terceira geração deve substituir a atual 390 no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]