Publicidade

Nem sempre a compra e venda de motos é uma tarefa fácil. E nem estamos falando da burocracia na hora da transferência de documentos… Existem diferentes tipos de golpes no mercado visando arrancar dinheiro de motociclistas. Listamos os mais comuns. Fique atento.

1 – Anúncio clonado – compra e venda de motos

Esse é um dos golpes mais populares na compra e venda de motos, mas não custa relembrar. Esse tipo de fraude nada mais é que um anúncio falso. Golpistas copiam informações de anúncios legítimos, incluindo fotos e descrição completa, e até negociam com possíveis interessados. Porém, somem assim que recebem o primeiro pagamento.

Como saber que é falso? Muitas vezes na internet nem é difícil encontrar a mesma moto, cor e descrição, em diferentes anúncios com preços distintos. Frequentemente, um valor abaixo de mercado é “furada”. Mas fique atento, mesmo preços altos ou condizentes com a realidade podem ser falsos. Na dúvida, caia fora.

A compra pela internet tem seus prós e contras, vários anúncios podem ser criados. No entanto, você pode conferir e avaliar uma proposta “roubada” sem nem mesmo sair de casa…

Publicidade

2 – Carta de crédito contemplada – compra e venda de motos

Esse golpe de compra e venda de motos consiste em oferecer consórcios supostamente sorteados ou contemplados. Qual o atrativo? Condições imperdíveis! Geralmente, é oferecida a chance do interessado entrar num plano já contemplado, apenas pagando uma taxa ou comissão para o dono da cota.

O golpista ainda argumenta que o negócio é muito melhor e mais barato que um financiamento. Para despistar, o farsante acrescenta que o dono da cota já está velho ou não tem mais interesse pela moto consorciada por algum motivo qualquer.

Às vezes, até documentos são mostrados, a fim de convencer o cliente. No entanto, basta o interessado pagar algumas “taxas” de transferência ou pagamento para o negócio desandar e o susposto vendedor desaparecer.

As histórias são as mais variadas e criativas, mas o golpista quer sempre o mesmo: o dinheiro, seja pedindo um “sinal” ou valor para “taxa”…

Publicidade

3 – Golpe do estrangeiro

Esse golpe é curioso. Criminosos oferecem uma moto com anúncio tentador, alegando que o motivo da venda é em função do dono voltar ou ir para fora do país. Essa urgência e dificuldade de resolver possíveis pendências locais justificaria o ‘preço mais barato’ do bem.

Em algumas vezes, os golpistas envolvem um terceiro personagem, como um advogado ou representante oficial do vendedor, presente no Brasil. Mas como sempre. Basta realizar a transferência em dinheiro para tudo desandar. Aliás, fique atento às compras em diferentes estados, sua moto pode nunca chegar…

Veja também:

4 – Golpe do drama familiar

Outro clássico. Aqui os golpistas também apelam para a sensibilidade alheia, dizendo que a moto está sendo vendida em função do acidente de um filho ou qualquer outro episódio dramático. Para ‘se livrar do problema’, a família oferece a moto a um valor abaixo do mercado. Então, tudo o que o golpista precisa é de um ‘sinal financeiro’ para assegurar o produto… e sumir.

Publicidade
Produção alta, lojas com estoque grande e clientes sem crédito

Fique atento à propostas muito tentadoras em anúncios

5 – Pedido de sinal

Como você já percebeu, tudo que o golpista quer é embolsar dinheiro. A forma mais popular é o famoso pedido de sinal, um valor adiantado para segurar a moto ou para um suposto documento, transporte ou simples reserva. Assim, mediante o pagamento, ele deixaria de oferecer a moto para outras pessoas e a reservaria ao pagador.

Fique atento, pois além daqueles que querem sumir embolsando apenas R$ 100 ou R$ 500, há quem quer mais. Golpistas podem até ir mantendo contato com a vítima para ganhar a confiança e, claro, mais dinheiro. No fim das contas, se ele levar a história adiante vai continuar a solicitar mais ‘pagamentos’.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]