Publicidade

Uma nova concorrente para a Kawasaki Ninja ZX-4R parece estar prestes a chegar no mercado. A novidade vem da fabricante chinesa Kove, que está trabalhando numa pequenta esportiva tão interessante quanto a tetracilíndrica japonesa, a nova 400RR. Veja se ela fará frente à atual referência do segmento.

Nova chinesa ou Kawasaki Ninja ZX-4R?

A Kove 400RR é um moto esportiva movida por um motor de quatro cilindros em linha e alta potência. Ou seja, uma receita muito parecida com a Kawasaki ZX-4R. Ao que parece, é a concorrente mais direta da japonesa.

Kove 400RR pode ser a rival direta da nova Ninja ZX-4R?

Esse novo modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA) de 2022. Então, trata-se de um projeto recente e que está sendo trabalhado pela marca. Lembrando que o seu motor foi apresentado ainda no final de 2021.

Publicidade

Falando nisso, a Kove anunciava na época que o propulsor tinha potência máxima de 74 cv a 13.500 rpm. Nada mal para uma unidade com quatro cilindros e 399 cm³ – com uma relação entre o diâmetro do cilindro e o curso do pistão de 59×36,5 mm. Para lembrar, a ZX-4R entrega 80 cv com RamAir.

kawasaki ninja zx-4r

Ninja ZX-4R balançou o mercado recentemente, sendo a 400cc mais poderosa da atualidade

Veja também:

Chinesa é mais “modesta”? 

Depois do motor, foi apresentada a nova Kove 400 RR equipada com a usina. E diga-se de passagem, a moto de média cilindrada chamou bastante a atenção do público no Salão de Milão e a arquitetura do propulsor permaneceu inalterada.

Publicidade
kove 400rr, rival da kawasaki zx-4r

Modelo da Kove aposta em visual ainda mais radical que a rival da Kawasaki

No entanto, a Kove mostrou a 400RR com uma ficha constando potência máxima de “apenas” 67 cv a 13.500 rpm e torque máximo de 3,7 kgf.m a 12.000 rpm. Ou seja, quase 10% menos potente que a primeira apresentação da solitária unidade…

Mas nem tudo é lamento. Isso porque com o motor a marca informou que o modelo esportivo pode alcançar os 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de cerca de 220 km/h. Tudo isso em um conjunto que tem peso declarado de diminutos 152 kg.

 

Publicidade

Kove 400RR: preço e disponibilidade

Por enquanto, a Kove 400 RR é uma máquina exclusivamente para o mercado doméstico da China. Mas diante do sucesso da sua apresentação no EICMA, deve chegar à Europa em breve, onde fará concorrência direta à ZX-4R.

Kove 400 RR está chegando à Europa, onde terá a companhia da ZX-4R. Já o Brasil não deve receber a chinesa (a japonesa, quem sabe?)

Já o Brasil deve ficar de fora dessa disputa. Mesmo sem anúncio oficial da marca, a ‘pequena’ Kawasaki é cotada para o Brasil, mas sem data para chegar ou preço divulgado. No exterior, ela custa praticamente o mesmo de uma ZX-6R.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]