Publicidade

O estado do Pará, localizado na região norte do Brasil, tem cerca de 8,602.865 habitantes (estimativa do site do IBGE), distribuídos em um território de 1.248.000 km². Desses mais de 8 milhões e meio de habitantes, 120 deles se unem em torno de uma paixão em comum: a lenda americana Harley-Davidson.

A Confraria Harleyros do Pará foi fundada em 19 de abril de 2018 por três amigos, Alfredo Maciel, Mário Fidalgo e Victor Athayde, com o intuito de unir os amantes da marca do estado. Hoje tem representantes em diversos lugares do Brasil e no mundo, é composta por 120 membros e dirigida por quatro motociclistas: os três fundadores e Alex Aguiar, onde conseguiram unir a paixão pelo mundo Harley-Davidson, agregando grandes amigos, juntos estão conseguindo levar o motociclismo paraense para o mundo.

 

Confraria Harleyros completa 5 anos

As comemorações do quinto aniversário de fundação vêm ocorrendo desde o início do ano. A Confraria está cumprindo um calendário de reuniões, passeios e eventos, além de preparar uma grande surpresa para esse ano, alusiva aos 120 anos da Harley-Davidson.

Publicidade

O mês de março ficou marcado com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que contou com a presença de 150 convidados em restaurante renomado da capital paraense, com direito a música ao vivo, sorteio de prêmios e distribuição de brindes. Ainda no calendário, fizeram um grande encontro no município de Santa Izabel do Pará, casa do confrade Notrian Bacelar, reunindo amigos, parceiros e familiares.

Ao longo dos últimos anos, para equilibrar esse momento pós-pandêmico, além de passeios e viagens, a confraria executou atividades importantes, as colocando em seu calendário oficial, entre elas: Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados, Dia do Motociclista, Círio de Nazaré (a maior festa cristã do país) que tradicionalmente reúne milhares de motociclistas, Dia das Crianças, Ações Filantrópicas e a tradicional Confraternização de Fim de Ano.

Publicidade

Ser Harleyro é um idealismo, o amante do motociclismo termina sendo totalmente rendido por esse estilo de viver e andar. A vida não pode parar, tem que se transformar, ser prudente e ir em frente, o motor tem que ser aquecido, o ronco ouvido e as emoções vividas…” – Confraria Harleyros do Pará

Altos e baixos fazem parte da vida, assim como de uma família. É com satisfação e gratidão que concluíram mais um ano de trabalho duro que os torna mais fortes e os motiva a ser sempre melhores. Cada um dos confrades faz parte dessa história e é essa união que os fazem ir à frente, bater metas, concluir objetivos e alcançar conquistas.

 

Publicidade

 

O que significa ser um harleyro

Para entender um pouco do que é a Confraria Harleyros do Pará, conversamos com alguns confrades. Os entrevistados falaram o que a confraria significa em suas vidas e o que marcou durante esses cinco anos.

“Eu e meu marido conhecemos a Confraria Harleyros do Pará através de um amigo que, quando soube que o Murilo havia comprado uma Harley, o convidou para ir em um domingo pegar estrada. Desde então, nossas manhãs de domingo nunca mais foram as mesmas. Primeiro foi na garupa, agora já estou pilotando minha H-D Breakout.

Érica com sua Breakout

Pegar estrada aos domingos, dar um rolê nas noites de quinta, viajar, confraternizar com os amigos, comemorar datas especiais. Muitos eventos ficarão pra sempre em minha memória, em especial, a ida para Salinas em setembro de 2022, que foi uma das minhas primeiras viagens pilotando minha moto. Além do desafio pessoal, vivi ótimos momentos entre amigos. Um verdadeiro alimento para a alma!” – Érika Di Iório, 50 anos, administradora.

 

“O motociclismo não é só um esporte ou um meio de locomoção. Para muitos, é um modo de encarar a vida. É a sensação de liberdade, de dominar uma máquina que foi seu sonho de criança. Uma simbiose perfeita entre o homem, a máquina e a natureza. O sentimento de felicidade quando se está na estrada e cruza com outro motociclista, o cumprimento é inevitável. Duas pessoas com os mesmos propósitos, já se consideram irmãos, mesmo se se conhecerem. Foi assim que nasceu a irmandade.

José Luiz, um dos fundadores do grupo

As “Harley Davidsons” sempre foram o sonho maior desse grupo de crianças que, organizadas por quatro amigos, se encontram aos domingos para um ride pelas nossas estradas aqui no Pará. Bate e volta, bate e fica, e assim essas crianças exercem a essência da vida em toda a sua plenitude. Companheirismo, camaradagem e muito vento na cara. Harleyros… irmãos todos iguais. Sempre perseguindo nossos sonhos que começaram na mais tenra idade, sentado no banco de trás do carro do pai, olhando fascinado pela janela, um motociclista em sua moto. Orgulho de pertencer a essa confraria e obrigado “as crianças”, que há cinco anos atrás, tiveram a feliz idéia de reunir amigos, muitos já calejados pela vida, a continuarem com seus sonhos e serem sempre crianças.” – José Luiz Martins, engenheiro, 69 anos.

 

“Harleyros faz parte da minha vida desde a sua criação. Vi nascer a marca, o grupo, os encontros e as viagens. Ganhei muitos amigos, somos uma grande família e esse é o principal objetivo do grupo, agregar pessoas do bem que queiram compartilhar conosco o prazer de andar sobre 2 rodas, a felicidade de estar no asfalto, viajar com a galera, enfim praticar do lema: ” É na estrada que se conhece os verdadeiros irmãos”. – Vânia Fidalgo, 46, administradora.

Para Vânia, ser um Harleyro é uma ação de amizade

Veja também:

 

“Sou paraense de nascimento, mas devido a minha profissão morei em muitos estados, Amapá, Roraima, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco. Sempre fui um apaixonado pela marca Harley-Davidson, mas somente morando em Belo Horizonte em 2010 consegui comprar minha primeira moto, que não podia ser de outra marca que não fosse HD! De lá pra cá, foi um forte caso de amor. Em BH ingressei no HOG (Harley Owners Group), grupo de Harleyros que ajuda a criar sinergia dos motociclistas da marca. Fui morar em Recife em 2015 e como tinha concessionária da marca no nordeste, também me mantive no HOG, inclusive virando um dos diretores.

Depois de passar por vários estados, Alex encontrou na Confraria a irmandade que buscava

Em 2017 retorno a minha terra natal, Belém, e junto comigo minha “Nega Lorâ”, apelido carinhoso de minha Harley Davidson Ultra Glide Limited. Chegando em casa, por não ter concessionária, não havia um HOG (uma regra para estabelecer o grupo em um Estado) mas existiam vários apaixonados pela marca e, como um imã, estas pessoas foram se conectando, em eventos, passeios, ações filantrópicas, até que em 2018, um seleto grupo forma a Confraria Harleyros do Pará, que possuía a mesma paixão pela marca e a amizade foi inevitável.

A importância desta confraria é imensurável, haja vista, ajudar pessoas como eu, que passei 10 anos morando fora, me reconectar e criar verdadeira amizade. Hoje, pertenço a diretoria deste grupo, o que me realiza por completo, pois consigo contribuir com toda a paixão em manter esta família unida e feliz por muitos outros anos.” – Alex Aguiar, 44 anos, banqueiro.

 

A Confraria Harleyros do Pará se tornou uma das maiores referências do motociclismo nacional, podendo acompanhar um pouco da história em haleyrospa.com e @harleyrospa no Instagram.

Victor Athayde
Publicitário, Aventureiro, Motociclista e Fundador da Confraria Harleyros do Pará. Fã de filmes clássicos, de boa música e da cozinha italiana!