Publicidade

Para o heptacampeão Lewis Hamilton a categoria máxima da motovelocidadade, a MotoGP, é mais ‘hardcore’ do que a F1. Segundo o piloto britânico, ele assiste a classe rainha do motociclismo ‘em choque’. Por que então não dizer, uma competição mais excitante que a sua tradicional classe de carros?

Para Hamilton, MotoGP vai além da F1

O piloto da equipe Mercedes de Fórmula 1 compareceu neste mês a um evento patrocinado, ao lado do sete vezes campeão da MotoGP Valentino Rossi. Durante a ocasião, ele debateu as diferenças entre as categorias de carros e motos e, em particular, os elementos de segurança de ambas as competições.

Nas palavras de Hamilton, ele diz pessoalmente concordar em absoluto, que correr de moto é muito mais hardcore do que correr em um Fórmula 1. Como o piloto britânico ressalta, os competidores da categoria máxima das duas rodas nem sequer têm cintos de segurança, equipamento extremamente básico nos carros.

Publicidade

Quando eles têm um acidente, é grande. É muito, muito difícil para eles melhorarem a segurança, pois o fator de risco é imenso e mantém-se assim há anos. Já existe um pouco de controle de tração, controle de empinadas, mas os pilotos continuam podendo ser “mandados para fora”. Do meu lado, a F1 está a ficar cada vez mais segura”.

De fato, a título de exemplo, o hexacampeão da MotoGP Marc Márquez foi recentemente jogado para fora de sua moto a 185 km/h. O espanhol participava de uma sessão de aquecimento para o GP da Indonésia e sofreu uma queda enorme, capotou e caiu com força no chão. Mais tarde, Márquez descobriu que estava sofrendo de visão dupla.

Veja também:

Publicidade

Pai guiou Lewis para longe da MotoGP

Hamilton também falou, durante o evento, que sempre gostou de motos. Não por menos, o piloto tem em casa uma coleção de motocicletas para causar inveja. No entanto, quando era jovem queria realmente conduzir modelos de duas rodas profissionalmente, mais do que carros! Foi seu pai que o conduziu para outros rumos.

O meu pai não queria que eu pilotasse motos, dizia que era perigoso demais! Por isso deu-me uma máquina de quatro rodas, em vez de uma de duas.”disse o piloto.

Mas o meu pai fez a escolha correta, porque se tivesse corrido na mesma classe que Valentino, provavelmente eu não teria sido tão bem sucedido”, concluiu Hamilton.

rossi da motogp e hamilton da f1

Rossi e Hamilton são figuras constantes, seja pela história ou divulgação, de categorias como a MotoGP e F1

Publicidade

Valentino Rossi também deu sua palavra: “Todos os pilotos da MotoGP amam a Fórmula 1 e os pilotos da F1 amam a MotoGP. Os dois esportes estão no topo do automobilismo e estão muito conectados”.

Pilotar um carro ou moto? É diferente mas também igual. As linhas são semelhantes e a frenagem. Você tem que ser rápido”, respondeu Rossi.

Lembrando que em 2019, Hamilton e Rossi trocaram de máquinas com o piloto britânico pilotando a moto Yamaha do italiano pelo Circuito Ricardo Tormo. Enquanto o colega embarcou na Mercedes F1 campeã mundial.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]