Publicidade

Que o brasileiro tem um carinho especial por motos isso nós já sabemos. Desde que chegou ao Brasil no início do século XX, a motocicleta ganha espaço a cada ano no país, que hoje é o 6° mercado do mundo. De acordo com o Denatran, de 2009 a 2019, houve um aumento de 90% na frota de motos no país.

O livro Duas Rodas e uma Nação conta essa história. O autor Carlãozinho Coachman junto à Motostory lança  essa obra  que reúne documentos, relatos, imagens de arquivo e autorais, sobre os mais de 120 anos da motocicleta no Brasil.

Duas Rodas e uma Nação conta a História dos 120 anos da motocicleta no Brasil

Sobre o autor

Conhecido como Carlãozinho Coachman por conta de seu pai que se chamava Carlão, de quem herdou o amor por motocicletas. O livro Duas Rodas e uma Nação é um projeto que levou mais de uma década para ser concluído. “é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios e me inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada”, Disse Carlos Coachman.

Publicidade
Carlãozinho Coachman, autor do livro Duas Rodas e uma Nação

Carlãozinho Coachman, autor do livro Duas Rodas e uma Nação

Logo que seu pai faleceu em 2006, Coachman era diretor da revista Motociclimo e teve a ideia de criar um livro baseado nos registros de histórias deixados por ele. A referência para esse livro veio da exposição The Art of the Motorcycle, do museu Guggenhein em Nova Iorque, que tempo depois se tornaria um livro. A ausência de obras semelhantes a essa no Brasil, foi o pontapé inicial para o projeto.

Livro Duas Rodas e uma Nação

Embora seja uma obra documental, o livro não tem o objetivo ser um guia oficial desse assunto. Essas histórias até então desconhecidas mostram como a paixão por motocicletas  é uma herança cultural passada de gerações no Brasil. Carlãozinho Coachman aproxima o leitor dos personagens que contribuíram com a obra, para que no final sendo ou não apaixonados por motos,  todos possam compartilhar dessas mesmas emoções.

Duas Rodas e uma Nação traz um rico acervo de fotografias dos modelos de motocicletas que contam a história do Brasil

A Honda CG 125 – 1976, uma das mais famosas da história.

Publicidade

Por fim, o livro se trata também de um acervo histórico do país que vai ficar registrado para a posterioridade. Assim como afirma o fotógrafo do livro, Wel Calandria, “ele tem uma coisa que carrega por anos. Um arquivo digital pode se perder, mas um livro uma pessoa vai comprar, essa pessoa vai morrer, vai passar pro filho, esse filho talvez não vá dar valor, mas ele vai para um sebo, e alguém vai encontrar esse livro daqui 70 anos”.

Para ilustrar toda essa história, faltava o principal, as motos. Foi então que Coachman conheceu a  garagem de Justiniano Proença. Essa  garagem abriga o acervo de motocicletas que foram fotografadas para o livro. Justiniano que se declara um “doente” por motos, colecionou ao decorrer da vida diversos modelos clássicos que guardam essa história importante na montagem da obra.

Veja também:

Apoiadores

A princípio o projeto não contava com apoio financeiro. Com o tempo alguns apoiadores se juntaram a equipe que já vinha realizando um trabalho de anos, sem nenhum tipo de ajuda nesse sentido. A lei de incentivo a Cultura, Moto Remaza e a Honda foram os apoiadores que ajudaram a realizar o lançamento desse livro.

Publicidade

O lançamento da obra Duas Rodas e uma Nação aconteceu no Centro Culturam Movimento em Socorro-SP. Inicialmente, o livro pode ser comprado apenas no espaço e custa R$ 150. Para mais informações sobre o Duas Rodas e uma Nação e o projeto, acesse controculturalmovimento.com.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.