Publicidade

Com o preço das motocicletas zero quilômetro escalando nas tabelas e catálogos das fabricantes, o brasileiro recorre cada vez mais à compra de uma moto usada. No entanto, a tarefa não é fácil. É preciso desde encontrar aquele modelo que atende as necessidades, até encarar a burocracia com a documentação. Por isso preparamos algumas dicas para evitar dor de cabeça nessa hora.

1 – Consultar licenciamento, IPVA e prováveis multas

Uma vez que você encontrou aquele modelo da sua escolha e está nas condições que lhe agradam, é o momento de verificar o histórico da máquina. O primeiro passo é consultar junto ao Detran possíveis multas em aberto. Fique atento à regularização de licenciamento, IPVA e Seguro DPVAT.

Confira se a moto usada não possui uma lista de multas em aberto

Caso tenha alguma pendência, esta deve ser quitada no momento da transferência. Fique atento aos valores e negocie, caso deseje, junto ao vendedor. Verifique também se a moto possui algum tipo de restrição no Detran. Tudo isso deve estar rigorosamente em dia para colocar a motocicleta em nome do novo proprietário. Conforme veremos no item 6 da nossa lista.

Publicidade

2 – Confira a procedência da moto usada

Uma vez que a documentação e impostos estão em dia, é hora de ir mais a fundo na consulta completa da procedência da moto usada. Saber se ela já teve quedas ou acidentes de grandes dimensões é importante A motoca pode ter sofrido danos severos e mesmo bem recuperada influência em seu valor de mercado.

Se certifique da procedência antes de fechar negócio

Chame o seu mecânico de confiança para conferir, afinal, é ele que vai cuidar de eventuais manutenções e pode lhe dar um feedback do real estado da moto. Opte em adquirir a usada em revendas de confiança e garantia comprovada. Se adquirir de um particular, fique atento à documentação e estado de conservação da moto.

3 – Verificar atentamente o conjunto da moto usada

Ainda sobre o estado de conservação da moto usada, podemos ressaltar alguns pontos. Confira a quilometragem do modelo e ano de fabricação, números altos no hodômetro podem ser desfavoráveis para o preço. No entanto, nem sempre uma moto com quilometragem baixa está em estado impecável.

Publicidade

Se possível, verifique o histórico de revisões. Além disso, observe o desgaste da moto em geral. Confira pedais, corrente e estado dos pneus. Lembrando que compostos ‘carecas’ prejudicam a segurança, rendem multa, e são barrados na vistoria de transferência. Aquele pisca quebrado e queimado também é item que leva cartão vermelho no check up.

honda-cg-150-titan-mix-2010

Verifique o estado de conservação da sua usada

Veja também:

4 – Consultar preço no mercado e Tabela Fipe

Assim como ocorre com os veículos, o mercado de motos usadas está com preços em alta. Não por acaso, neste ano o IPVA está em média 22,54% mais caro, de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo. Isso porque o tributo é estimado com base nos preços apurados no varejo, a Tabela Fipe.

Publicidade

Falando na Tabela, ela nada menos que analisa os valores de motos e veículos diversos, praticados no mercado. O preço da moto pode estar abaixo ou acima, tudo depende do estado de conservação e região do país em que se encontra a motocicleta. Pesquise valores para ficar por dentro das faixas de valores. Antes de sair de casa é possível procurar modelos em locais como o nosso Guia de Motos do Motonline.

Consulte preços de mercado junto a Tabela Fipe

5 – Atenção ao financiamento e forma de pagamento

Uma vez que os itens anteriores atenderam às suas expectativas, é hora de fechar contrato. O pagamento pode ser à vista ou parcelado, fique atento aos valores propostos. Opte por uma moto usada que caiba no seu orçamento.

Caso entre no financiamento, leia atentamente o contrato, verifique os juros e prazo para pagamento. O ideal é não comprometer mais do que 30% da renda pessoal. Vale a pena conferir 5 detalhes para cuidar antes de assinar um financiamento.

Fique atento ao que está comprando, não perca sua moto usada para o guincho

6 – Concluir a transferência corretamente

Por último e não menos importante, ao final de tudo deve-se concluir o processo de transferência corretamente. Isso vale para comprador e também vendedor. São 30 dias de prazo para pôr as pendências em dia, caso exista alguma junto ao Detran. O processo de forma geral já ocorre de forma online, aos que assim desejam, mas a vistoria ainda precisa ser física junto ao Detran.

Quando o prazo não é respeitado a situação gera multa. Além disso, pode causar uma dor de cabeça ao antigo proprietário em caso de infrações de trânsito. Também pode acarretar em transtornos ao novo proprietário, no momento de colocar tudo em dia. Uma moto sem documentação em dia não pode rodar e está sujeita guincho. Não caia nessa roubada!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]