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Dando sequência à nossa série Moto da Copa, hoje a nossa representante é da Inglaterra. Sim, vamos falar de ícone clássico da história sobre duas rodas. E mais do que isso, que segue sendo um sucesso: a Triumph Bonneville T120! Será que ela é digna de estampar a camiseta da sempre temida – e campeã de 1966 – seleção inglesa?

Moto da Copa:  Triumph Bonneville T120

A Triumph nasceu com sede na cidade inglesa de Coventry e sua primeira motocicleta foi lançada em 1902. Mais tarde, em 1937, lançou a icônica Tiger 100, a precursora da linha trail de sucesso que reina até hoje.

No entanto, foi somente em 1959 que o nosso ícone, a Triumph Bonneville T120, surgiu. O modelo foi o último projeto de produção de Edward Turner na marca. A nova motocicleta chegava com o motor de 649 cc de dois cilindros paralelos.

t 120, moto da copa da inglaterra

Modelo Triumph Bonneville T120 nasceu em 1959

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O nome Bonneville veio em homenagem às conquistas do piloto do Texas, Johnny Allen, no Bonneville Salt Flats – em Utah. Em setembro de 1955, Allen alcançou uma velocidade média de 311 km/h em sua motocicleta especial. Era a “Devil’s Arrow” com um motor Triumph bicilíndrico de 650 cc – alimentado por metanol – envolto em uma carenagem ‘streamliner’ exclusiva.

Mas vale ressaltar que inicialmente a Bonneville T120 – de pré-série atingia ‘somente’ 185 km/h sem modificações adicionais. Nada mal para a época! Não por acaso, em 1967 a Triumph registrou seu ano de maior sucesso da moto nos Estados Unidos, com cerca de 28 mil T120 vendidas.

t 120 representaria a inglaterra na moto da copa

Moto ganhou novidades, mas a T120 não sobreviveu em linha após a segunda metade dos anos 70

Em 1968 a T120 ganhou um novo e mais confiável sistema de ignição. Em 1971, nascia as ‘OIF’, onde o óleo lubrificante é armazenado no quadro da motocicleta. E a caixa de câmbio de cinco marchas chegou em 1972.

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A história muda, após questões como protestos na fábrica, em 1974. Menos de mil unidades foram montadas e em 1975 apenas 38 motos T120. Ao retornar às atividades, a produção se concentrou nas motos 750cc. A competição de motocicletas de maior capacidade levou a T120 a ser substituída pela Bonneville T140.

Com a tendência por motos de maior capacidade, a Bonneville T140 tomou o lugar da T120

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Moto da Copa voltou das cinzas após 40 anos

Em 1983 a Triumph Motorcycles (Meriden) Ltd. faliu. Em concordata naquele ano, John Bloor comprou o nome e os direitos de fabricação da marca. Desta forma, houve a parada na produção no ano de 1984, mas a linha Bonneville seguiu viva até 1988.

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E depois de um tempo de reinado dos modelos de três cilindros, em 2001 a linha Bonneville voltou com motor 800 cm³, que passou a 900 cm³ em 2007. Em 2008, os modelos ganharam injeção eletrônica e os famosos falsos carburadores foram instalados apenas para manter o visual retrô.

Modelo T120 foi relançado somente em 2016

Somente em 2016 que a Bonneville T120 renasceu. Mas a moto passou a ter motor de 1.200 cm³, potência de 80 cv e câmbio de 6 marchas. Agora também o motor bicilíndrico da era refrigerado a água. Em resumo, uma moto moderna, mas com a nostalgia da primeira de 1959.

Um ícone renascido e que segue em produção. Uma história igualada a outra clássica, a Gibson Les Paul. Isso mesmo, moto e guitarra. Não por acaso, as marcas se uniram para comemorar os seus produtos imortalizados no ano de 1959. Confira aqui. E você, acha que a T 120 é digna de representar a famosa seleção inglesa na Moto da Copa?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]