A Kawasaki quer mostrar aos concorrentes que não está no mercado para brincar. Uma prova disso é seu trabalho no desenvolvimento de um protótipo de moto de 3 rodas. E tem mais, o ‘Concept J’ está aliado a uma tecnologia de superbike.

moto de 3 rodas kawasaki
Kawasaki vem trabalho na sua moto de 3 rodas desde 2013

Na verdade, uma motocicleta de três rodas já não é novidade no universo das motocicletas. A Yamaha, por exemplo, apresentou a Niken em 2019. Anos antes, conhecemos a Piaggio MP3.

moto de 3 rodas yamaha
Niken, a moto de 3 rodas da Yamaha, foi apresentada em 2019 e está à venda em alguns países

No entanto, antes de apresentar o protótipo Concept J da Kawasaki, é importante destacar a diferença entre moto de 3 rodas e um triciclo. 

moto de 3 rodas
Piaggio MP# foi a primeira motocicleta no mundo a ter três rodas

Assim, um triciclo, apesar de ter três rodas, elas não se inclinam de acordo com as curvas da pista, diferentemente de uma moto de 3 rodas que consegue inclinar na estrada, ou seja, não são fixas como o triciclo.

 

Concept J: a moto de 3 rodas da Kawasaki

J Commuter Mode RF
Desde 2013 a marca trabalha no modelo

Os engenheiros da Kawasaki não tiraram o Concept J da cartola de uma hora para outra. De acordo com a marca, o trabalho de desenvolvimento desse protótipo vem sendo executado desde 2013

Assim, a quase uma década a Kawasaki aprimora o trabalho para oferecer tecnologia de ponta.  Dessa forma, energia elétrica e configuração que permite controlar posição de condução já estão sendo executados no projeto.

moto de 3 rodas
Há oito ano a Kawasaki vem aprimorando o protótipo

Sua principal característica que a distingue de um triciclo são seus dois braços oscilantes dianteiros. Além disso, o modelo ainda conta com dois guidões independentes que se movem de acordo com as rodas dianteiras.

Esses guidões inusitados podem gerar um esforço dobrado para pilotá-la, mas a Kawasaki já está se adiantando sobre o registro dessa tecnologia usada nos dois braços oscilantes.

Veja também:

Tecnologia patenteada

Kawasaki patent drawing
A Kawasaki patentou a tecnologia

O ressurgimento da moto de 3 rodas tem uma explicação. A Kawasaki teve patentes registradas no início deste ano para suspensão dianteira de braço oscilante duplo mais atualizada. Dessa forma, a marca está utilizando a tecnologia já patenteada para o Concept J.

JConcept 22012018 1941 1280 960
A nova tecnologia ficará no lugar do antigo braço oscilante

Assim, o projeto consta ligações verticais dos dois braços oscilantes dianteiros que atuam de maneira descentralizada junto ​​ao monoshock em uma extremidade e a uma montagem central na outra. Ou seja, essa tecnologia recém patenteada permite que a  moto se incline livremente e as duas rodas se movem simultaneamente.

 

Quando o projeto virá ao mundo?

J Commuter Mode FA
Por fim, o modelo possui dois guidões independentes

De acordo com a imprensa internacional, a expectativa era que a moto de 3 rodas da Kawasaki fosse revelada no Salão Automóvel de Tóquio de 2021. No entanto, como o evento foi cancelado devido ao avanço da covid-19, acredita-se que o protótipo seja apresentado em outro evento, ainda neste calendário.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio