Publicidade

O histórico da KTM nas competições off road é longo e glorioso. Só no Dakar, o maior rali do mundo, foram 18 títulos… consecutivos! E agora você pode ter uma moto de rally da marca na garagem de casa.

Veja também:

Nova KTM 450 Rally Factory Replica 2022 segue à risca a receita Ready to Race que fez a marca 18 vezes campeã do Dakar

A marca apresentou a nova KTM 450 Rally Factory Replica 2022. O modelo foi desenvolvido em parceria com a Red Bull Factory Racing Team e diretamente inspirado na máquina das competições. Inclusive, o trabalho teve colaboração de nomes como Toby Price, Matthias Walkner e Sam Sunderland – todos campões do Dakar.

Publicidade

Moto de rally: nova KTM 450

Como uma boa moto de rally, a nova KTM tem motor, chassi e suspensões aptas a encarar qualquer aventura, independente de distância ou tipo de solo. O propulsor é um monocilíndrico, SOHC, de 449,3 cm³, que gera cerca de 60 cv.

Equipe oficial da KTM Red Bull colaborou de perto no desenvolvimento desta moto de rally

O número de potência máximo não oficializado pela marca, como costuma ocorrer em motos de competição. Falando nas provas, o câmbio de seis velocidades tem exatamente a mesma relação e escalonamento do protótipo usado nos maiores ralis do mundo.

Do Dakar para as ruas

As suspensões são WP, claro. A dianteira é uma XACT PRO de 48 mm de expessura com tecnologia Cone Valve, enquanto atrás há amortecedor WP XACT PRO completamente regulável. Para engolir qualquer obstáculo, são 305 mm de curso na frente e 300 atrás, além de 312 mm de distância mínima do solo.

Publicidade

Para contribuir ao desempenho, o escapamento é assinado pela Akrapovic. Já o tanque de combustível tem capacidade para 16 litros de combustível e, por fim, o peso a seco é de apenas 139 kg.

Modelo é limitadíssimo a 80 unidades. Preço de 25.900 euros chega a nem parecer caro

O preço da exclusividade

E aí, tá bom ou você espera ainda mais de uma moto de rally? Agora vem a parte ruim, ao menos para a maior parte dos apaixonados por motos e off road.

Acha que é fácil ter uma moto de rally em casa? A nova KTM 450 é o mais próximo que um mortal pode chegar dessas máquinas off road

Publicidade

A nova KTM 450 é limitada a apenas 80 unidades. Seu preço é 25.900 euros, bem acima dos 18.500 euros sugeridos pela grandalhona 1290 Adventure R 2021, mas que fazem jus à exclusividade. Em conversão direta, estamos falando de R$ 153.200. Que seus 80 proprietários sejam felizes – algo que não é difícil acontecer.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza