Publicidade

Distanciamento social, esquivar do contato com outras pessoas, evitar tocar demais seres humanos. E se fôssemos ao mato, numa fuga de tudo e todos durante uma regozijante trilha de moto? Como naturalmente todos já pensamos nisso decidimos elencar as motos off road mais baratas do Brasil em 2021.

Não há nada como uma experiência no fora de estrada, só você, sua moto, a natureza e seus mosquitos. Saiba quais são as motos ‘de trilha’ 0km mais baratas do Brasil

Este nicho é comandado por usadas e não raro vemos alguns Frankensteins em trilhas (motos com chassi de um, motor de outro, suspensões de um terceiro e plásticos de um quarto modelo). Contudo, muitos preferem ter a confiabilidade de uma motocicleta zero quilômetro. Aqui, listamos as cinco mais baratas do país, destinadas as iniciantes ou àqueles que já possuem uma importada e querem um modelo de entrada para contribuir no seu treinamento.

Motos off road: adeus, CRF 230F

O modelo onipresente em trilhas e competições off-road em todo o Brasil ficou de fora da nossa lista. Isto porque a CRF 230 F foi aposentada pela Honda no início de 2021 e não está mais disponível no país. Relembre a história, ficha técnica, números e até o primeiro teste que fizemos com ela, feito lá em 2006, aqui.

Publicidade

Sucesso inquestionável, a onipresente CRF 230F saiu de cena no início de 2021

As 5 motos off road mais baratas do Brasil

Os preços considerados aqui são fornecidos pelas próprias montadoras, o já conhecido preço público sugerido, que não costuma considerar despesas com frete e seguro. Desta forma, os valores praticados pelas concessionárias podem ser ligeiramente diferentes, para mais ou menos.

1 – Yamaha TT-R 230: R$ 15.190

Representante da Yamaha na nossa lista, a TT-R 230 é conhecida em trilhas e provas de modalidades como o Enduro de Regularidade. Sua base está na extinta XT 225, antecessora da XTZ 250 Lander, e representa robustez. O modelo também possui vários títulos no currículo, como o de campeão Brasileiro de Rally Baja, conquistado em 2017 pelas mãos de Rodrigo Khezam.

TT-R 230 deriva da XT 225 e é a moto off road 0km mais barata do Brasil, custando pouco mais de R$ 15 mil

Publicidade

Motor: Monocilíndrico, arrefecido a ar, 223 cm³
Potência: 19 cv
Torque máximo: 1,8 kgf.m
Alimentação: Carburador
Chassi: tubular, em aço
Câmbio: 6 velocidades
Curso das suspensões: 240 mm na frente / 220 mm atrás
Freios: disco de 220 mm na dianteira e tambor na traseira
Tanque: 8 litros
Peso: 107 kg (a seco)

.

2 – Honda CRF 250F: R$ 16.230

A 250F foi apresentada no fim de 2018 como mais uma integrante da família CRF no Brasil – mas logo engoliria as vendas da irmã, 230F. Aliás, diferente da 230, sua base é exclusiva, com chassi e outros componentes desenvolvidos especialmente para ela, enquanto seu motor é o mesmo da Honda CB Twister. O modelo é fabricado em Manaus e, inclusive, exportado aos Estados Unidos.

Com freios a disco nas duas rodas, injeção eletrônica, motor com balancins roletados e outras evoluções, CRF 250F acabou sufocando as vendas da antecessora, 230F

Motor: Monocilíndrico, OHC, arrefecido a ar, 249,5 cm³
Potência: 22,2 CV a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,28 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Berço semi duplo, em aço
Câmbio: 5 velocidades
Curso das suspensões: 240 mm na frente / 230 mm atrás
Freios: Disco de 240 mm na dianteira / 220 mm na traseira
Tanque: 6 litros
Distância mínima do solo: 286 mm
Peso: 114 kg (a seco)

Publicidade

.

3 – MXF Motors 250 RX: R$ 27.990

A proposta da MXF Motors é proporcionar a experiência de pilotagem de uma off road importada a um custo distante dos praticados pelos modelos mais consagrados do mercado. Para isso, a empresa com sede em Curitiba (PR) oferece cinco modelos atualmente.

Características como motor arrefecido a líquido e câmera dupla com ajuste de compressão e retorno fazem jus ao maior investimento na MXF 250 RX

A 250 RX é a de entrada e conta com suspensão dianteira Fast Ace de câmera dupla com ajuste de compressão e retorno, motor arrefecido a líquido e outras características que a distanciam das duas primeiras citadas na nossa lista de motos off road mais baratas do Brasil. Também há a MXF 250 RXi, com injeção eletrônica.

Motor: Monocilíndrico, arrefecido a líquido, 4 válvulas, 250 cm³
Potência: 28 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 2,34 kgf.m a 7.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Aço cromo molibdênio de alta resistência
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: câmara dupla Fast Ace com regulagem de compressão e retorno / 260 mm
Suspensão traseira: Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno / 260 mm
Freios: Hidráulicos a disco nas duas rodas, com discos de 260 mm na frente e 220 na traseira
Tanque: 7,5 litros
Distância mínima do solo: 270 mm
Peso: 111 kg (a seco)

.

4 – MXF Motors 300 RX: R$ 29.990

A MXF 300 RX tem o mesmo sistema de suspensões da 250 RX mas se distancia da irmã no motor, gerando cavalaria máxima de 33 cv. Assim, entrega potência de sobra para encarar provas de Enduro ou trilhas pesadas.

MXF 300 RX entrega 33 cv de potência e pesa apenas 111 kg a seco

Motor: Monocilíndrico, arrefecido a líquido, 4 válvulas, 300 cm³
Potência: 33 cv a 9.000 rpm
Torque máximo: 2,58 kgf.m a 7.400 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Chassi: Aço cromo molibdênio de alta resistência
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: câmara dupla Fast Ace com regulagem de compressão e retorno / 260 mm
Suspensão traseira: Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno / 260 mm
Freios: Hidráulicos a disco nas duas rodas, com discos de 260 mm na frente e 220 na traseira
Tanque: 7,7 litros
Distância mínima do solo: 270 mm
Peso: 111 kg (a seco)

.

5 – MXF Motors 250 TS: R$ 31.500

Fechamos a nossa lista das motos off road 0km mais acessíveis de 2021 com uma 2T. A MXF 250 TS é movida por um propulsor de 2 tempos, 224 cm³, arrefecido a líquido e com válvula de escape eletrônica controlada pelo CDI. Tem ajustes de compressão e retorno em ambas as suspensões, partida elétrica, escapamento em alumínio, protetores de mão e farol em LED. Além disso, claro, entrega a experiência de pilotagem exclusiva das motos com motores 2T, atualmente presentes apenas em competições.

Também há opções aos apaixonados por 2T. A 250 TS ainda tem suspensões ajustáveis e tem preço sugerido de R$ 31.500

Motor: Monocilíndrico, 2Tempos, 224cm³, arrefecido a líquido, com válvula de controle eletrônico
Potência: Não informado
Torque máximo: Não informado
Alimentação: Não informado
Chassi: Aço cromo molibdênio de alta resistência
Câmbio: 6 velocidades
Suspensão dianteira: Câmara dupla Fast Ace TSE com regulagem de compressão e retorno / 310 mm
Suspensão traseira: Fast Ace com regulagem de pré-carga, compressão e retorno / 300 mm
Freios: Hidráulicos a disco nas duas rodas, com pistões duplos e discos de 260 mm na frente e 220 mm na traseira
Tanque: 6 litros
Distância mínima do solo: 330 mm
Peso: 111 kg (a seco)

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza