Muitas vezes vale a pena comprar uma moto seminova, especialmente pela relação custo e benefício. O negócio fica ainda mais atraente quando os preços das 0km inflacionam, algo que tem acontecido nos últimos meses aqui no Brasil. Por isso, fizemos esta lista de seminovas com 7 motos por até R$ 15 mil.
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A título de curiosidade, lembre a lista que fizemos há exatamente 12 meses com motos por até R$ 10 mil. Você irá notar que a alta nos preços das motos novas levou muitos compradores para as seminovas ou usadas e que essas, naturalmente, também acabaram por ficar mais caras. Algumas quase 30% mais, aliás.
Seminovas: motos por até R$ 15 mil
Precisamos fazer duas observações de antemão. Primeira, são considerados veículos seminovos aqueles com até 3 anos de uso e, preferencialmente, com apenas um dono até então.
E segunda, consideramos aqui os valores da Fipe, referência na precificação de veículos no Brasil, que podem ter pequenas variações (para mais ou menos) considerando aspectos específicos da moto avaliada, como a quilometragem e estado de conservação.
Chega de papo! Saiba quais as melhores opções quando buscamos uma seminova e não dispomos de um grande orçamento à disposição. Veja nossa lista com motos por até R$ 15 mil. Ah! E as motos estão organizadas por ordem crescente de preços.
1 – Yamaha Crosser 2019 (R$ 13.120)
A primeira da nossa lista de seminovas por até R$ 15 mil é a Crosser S. A trail tem preço médio de R$ 13.120 em seu modelo 2019. Se você preferir uma 0km, saiba que ela custa em média R$ 15.974 nas concessionárias.
Apresentada em 2014, a Crosser compartilha o mesmo motor e câmbio da Fazer 150. É uma pequena usina de 149 cm³, que gera 12,4 cv (7.500 rpm) de potência e 1,3 kgf.m (5.500 rpm) de torque máximos. Em 2018 passou a ser dividida nas versões S e Z, com paralama dianteiro baixo e alto, respectivamente.
Se destaca pelo bom nível de acabamento, tanto no painel quanto nos plásticos e demais componentes. No nosso teste, fizemos média de consumo de 32,1 km/l no percurso pelo qual rodamos. E rodamos, aliás. Tranqueira das cidades, buracos, rodovia, com garupa, com mochila, só piloto, subindo, descendo. Relembre o teste.
2 – Honda CG Titan 25th Anniversary 2019 (R$ 13.125)
Em 2019, a Honda celebrou os 25 anos da linha Titan. Para celebrar a data, lançou a edição especial CG 160 Titan 25th Anniversary, limitada a apenas 8 mil unidades.
O modelo tinha uma série de itens exclusivos, com grafismo e cores únicos. O dourado das rodas e detalhes harmoniza com as cores que predominam nesta edição comemorativa, com prata no tanque e preto na traseira. Também há o selo ’25th anniversary’ sobre o tanque e uma grande grafia do nome Titan, na lateral.
Caso você tenha a sorte de encontrar uma unidade à venda, saiba que seu preço médio fica na casa dos R$ 13.125. Mas se a 160 custa isto, então qual é o preço de 250 seminova? Para rodar de Twister você vai desembolsar algo na casa dos R$ 16.488, enquanto para rodar de Fazer custará R$ 17.029 – ambas sendo 2019.
3 – Yamaha NMax 2019 (R$ 13.129)
O NMax é um dos scooter com melhores números de emplacamentos do país, aparecendo na terceira posição no ranking de 2020 – atrás apenas dos Honda PCX e Elite 125. Apesar do preço sugerido pela fabricante de R$ 15.290 numa 0km, o valor médio praticado pelas concessionárias é de R$ 16.655.
Ele foi lançado em 2016, já como modelo 2017, e logo agradou pelo bom desempenho do motor (de 15 cv), consumo perto dos 40 km/litro e eletrônica, com direito a farol de LED e freios ABS. Aproveitando, relembre o teste com o NMax de primeira geração.
No ano passado, a Yamaha atualizou seu principal scooter. O design recebeu melhorias discretas e o pacote eletrônico recebeu SmartKey (sistema de partida sem chave), tomada 12v e lanterna em LED e sistema StartStop. Já o espaço sob o assento foi levemente ampliado, para 25 litros.
4 – Dafra Next 300 2020 (R$ 13.652)
O Next 250 já entrou no mercado preparado para uma briga de cachorro grande. Quando foi lançado, em 2012, Honda CB 300R e Yamaha Fazer 250 eram modelos consolidados e o estreante precisava apresentar algo diferente para se destacar dos rivais. Desta forma, apostava na performance do motor arrefecido a líquido e seus 25 cv. Deu certo.
Porém, o modelo perdeu fôlego aos poucos. Para reverter o quadro, a Dafra anunciou a Next 300 em 2017. Além de mudanças sutis no visual, tinha motor com capacidade ampliada de 249 cm³ para 278 cm³, elevando a potência e torque para 27 cv a 7.900 rpm e 2.65 kgf.m a 6.500 rpm.
Mas a nova geração não emplacou e sobreviveu apenas três anos. Se a 250 chegou a vender mais de 4 mil unidades em apenas um ano, seus números caíram gradativamente até as 390 unidades registradas em 2019 e 93 de 2020. Assim, saiu de linha no calendário passado, junto do Cityclass. Porém, ainda pode ser uma boa opção para quem quer rodar de moto intermediária e se destacar na multidão.
5 – Dafra NH 190 2021 (R$ 13.785)
A NH 190 é mais uma opção entre as motos por até R$ 15 mil. Aliás, se mesmo uma unidade 0km pode ser encontrada por este valor quem optar por uma seminova volta para casa com dinheiro para encher o tanque e comprar alguns acessórios.
O modelo é fabricado pela taiwanesa SYM e montado no Brasil pela Dafra, dando continuidade a uma parceria que já obteve sucesso em outros casos, como nos scooter Citycom 300 e Maxsym 400i. Assim, representa o ingresso “da marca no segmento de motos de uso misto”.
Além do visual incomum, seu diferencial está no motor. Com arrefecimento a líquido, o monocilíndrico de 183 cm³ produz 18 cv (8.500) e 1,6 kgf.m (7.500 rpm), apresentando funcionamento linear, progressivo e com pouca vibração. O câmbio é de 6 velocidades. Também há painel digital, tomada USB e iluminação full LED. Veja o teste com a NH 190.
6 – Haojue DR 160 2021 (R$ 14.438)
Com a chegada da Haojue DR 160 FI, um novo páreo entre as street de 150/160 cilindradas surgiu. O modelo tem visual agressivo e um conjunto mecânico que promete bom desempenho e economia – de quase 50km/litro, segundo a fabricante.
O visual esportivo conta com spoiler no motor, traseira ascendente e no banco bipartido. Ainda, há garfo invertido na dianteira e suspensão monoshock atrás, algo inédito na categoria – assim como os discos de freio, com sistema CBS, nas duas rodas. Na lista ainda tem iluminação full LED e painel digital.
O motor da DR 160 é um monocilíndrico, arrefecido a ar, de 162 cm³. Alimentado por injeção eletrônica, gera 15 cv de potência e 1,43 kgf.m de torque máximos, a 8.000 e 6.500 rpm, respectivamente. O câmbio é de cinco velocidades.
7 – Honda Bros 160 ESDD 2019 (R$ 14.610)
E assim nós abrimos e fechamos nossa lista com motos seminovas por até R$ 15 mil com uma trail. Quem encerra a conta é a Bros 2019, em sua versão ESDD, com preço médio de R$ 14.610. Caso você faça questão de levar uma 0km para casa, saiba que nas concessionárias ela custa aproximadamente R$ 17.040.
Seu motor é o mesmo da Titan, um monocilíndrico de 162,7 cm³ e que gera 14,7 cv a 8.500 rpm e 1,6 kgfm a 5.500 rpm. Além disso, a ESDD conta com freio a disco na roda dianteira, frenagem combinada (CBS) e partida elétrica. Nada muito incomum, mas o suficiente para lhe afastar da versão de entrada.
Se a questão for potência será preciso desembolsar mais. Uma XRE 190 ano 2019 custa em média R$ 16.069, enquanto a XRE 300 do mesmo ano sai por R$ 20.846. A concorrente XTZ 250 Lander, já da geração com ABS, é avaliada em R$ 17.530.